Segundo os investigadores da Universidade Central de Queensland, na Austrália, esse momento tão prazeroso de adormecer enquanto está no sofá tem o nome de “pressão do sono”, uma força biológica.
Depois de um dia longo é muito comum que as pessoas cheguem em casa e se acomodem no sofá. É nesse momento, que a mente parece desligar um pouco e o relaxamento toma conta do corpo o qual adormece.
As investigadoras Madeline Sprajcer e Sally Ferguson, explicam o motivo.
Segundo elas, esse momento chama-se “pressão do sono”, uma força biológica para o sono.
A explicação é muito simples: quanto mais tempo estiver acordado, maior será a pressão do sono.
Além dessa explicação, outras duas situações também são citadas pelas investigadoras: uma está no relógio biológico e a outra no ritmo circadiano, pois segundo elas é muito natural para o corpo entender e permanecer acordado durante o dia, mas desligar durante à noite.
Um fato que impulsiona esses momentos de pressão, são os ambientes. Um espaço com pouca luminosidade e com baixo som, pode facilitar a vontade de dormir.
Segundo o artigo escrito por elas para o site The Conversation, ao final do dia, depois de um ritmo frenético, a pressão do sono é forte. “No final do dia, a pressão do sono é forte, o ritmo circadiano diz que é hora de dormir se ambiente é aconchegante e confortável”.