As férias de verão aproximam-se para milhões de portugueses poderem desfrutar de um momento ansiado por quase todos e assim poderem viajar e desfrutar de uns dias de ócio e descanso, que um estudo recente do potente motor de busca de voos e hotéis da www.jetcost.pt, quase oito em cada dez portugueses, têm pensado viajar este verão.
Pouco antes de iniciar as férias, começa o processo de fazer a mala e as perguntas, o que levar? Muitos fazem uma lista do que não deve faltar no seu equipamento para ter de tudo que lhe permita desfrutar, mas, segundo vão passando os dias e começamos a relaxar a nossa mente que está mais dependente de descansar e desligar da rotina diária… ao finalizarem as nossas férias perdemos essa atenção com a qual se iniciaram, que nos pode levar a chegar ao extremo de esquecermos ou perder algum objeto. Isso é o que nos desvela uma sondagem recente da Jetcost.pt, sete em cada dez portugueses, perdem algum objeto durante as suas férias.
A equipa da Jetcost.pt fez uma sondagem como parte de um estudo sobre las férias dos portugueses. O estudo foi realizado a 2.000 pessoas com mais de 18 anos e que tinham estado de férias durante o verão, pelo menos uma vez, nos últimos dois anos.
1. Roupa (76%).
2. Tecnologia (65%).
3. Brinquedos (61%).
4. Óculos (56%).
5. Bolsas, mochilas e carteiras (48%).
6. Livros (34%).
7. Chaves (26%). 8. Joias (9%). 9. Relógios (7%).
10. Dinheiro (6%).
Também lhes foi perguntado para que fossem mais específicos sobre a roupa e a tecnologia que mais tinham perdido, sendo bonés/chapéus, roupa de banho e interior os mais perdidos. Entretanto na tecnologia os objetos mais perdidos foram, carregadores, auriculares e USB. Quanto às joias as que mais se perdem são brincos, fios e anéis.
No que respeita à recuperação de objetos, 79% dos inquiridos reconhece que não os conseguiu recuperar, seja porque não sabem onde os perderam, porque o lugar onde supostamente os perderam não os encontrou ou porque simplesmente não os reclamaram. Há que recordar que, embora os hotéis guardem os objetos perdidos por um período determinado, não costumam contactar os hóspedes para os avisar e que devem ser estes quem se deve pôr em contacto com o estabelecimento para reclamá-los e saber como recuperá-los.
Curiosamente a Jetcost.pt perguntou a todos os inquiridos com filhos pequenos, se alguma vez tinham “perdido” algum deles durante as férias, por pouco tempo, tendo um em cada cinco pais respondido que sim (21%). Aqueles que responderam afirmativamente, foi perguntado onde tinha acontecido, tendo sido estas as respostas mais frequentes:
1. Na praia.
2. À volta da piscina.
3. Num centro comercial.
4. Num parque temático.
5. No hotel onde estavam de férias.
Em seguida, a todos os pais que responderam que tinham perdido algum dos seus filhos por algum momento, perguntou-se quanto tempo esteve perdida a criança até ter sido encontrada, tendo sido a resposta, cinco minutos em média.