Costuma subir escadas a correr ou apressa o passo para apanhar o metro? Estudo revela que pode diminuir risco de cancro

Apenas 3 minutos por dia a correr é o que basta, revelam estes especialistas.

Correr ou andar rápido, nem que seja durante uns meros três minutos por dia, pode diminuir o risco de desenvolver mais de 10 tipos de cancro, revela este estudo .

O artigo, publicado na JAMA Oncology, referiu dados recolhidos de mais de 22 mil pessoas.

Aqueles que praticavam movimentos rápidos, como correr para o metro ou subir escadas depressa, durante apenas três ou quatro minutos por dia tinham cerca de 30% menos possibilidades de morrer de vários tipos de cancro, em comparação com pessoas que não tinham pressa quando andavam a pé. Tal revelou-se verdade mesmo para pessoas que não praticavam exercícios.

O padrão recomendado para os melhores resultados de saúde é de 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana, mas nem todos conseguem incluir tanto exercício na sua rotina semanal.

Pequenas coisas como subir escadas e estacionar mais longe do seu destino podem ser muito úteis em termos de prevenção do cancro, principalmente se forem feitos com maior intensidade.

Em vez de apenas caminhar vagarosamente, caminhe com intensidade, adicionando um pouco mais de vitalidade ao seu passo.

Utilizando dados recolhidos do UK Biobank, uma base de dados com informações de saúde de milhares de pessoas, os investigadores conseguiram determinar que a atividade física vigorosa durante três a quatro minutos diários parece ser muito benéfica.

Mover-se rapidamente durante três a quatro minutos por dia foi associado a um risco 17% a 18% menor de desenvolver cancro e a um risco quase 30% menor de desenvolver um dos 13 tipos de cancro em que o estudo se concentrou.

 

Ler Mais