Partilhar

Covid: especialistas decidem novas recomendações relativamente à ‘long covid’

Os especialistas que se vão reunir na primeira conferência internacional sobre ‘long-covid’ pretendem começar em Lisboa a delinear um conjunto de recomendações para esta doença, para a qual ainda não há um exame de diagnóstico.

28 Março 2024
Forever Young

“O que nós vamos procurar, no dia a seguir à conferência, é reunir um grupo ainda mais pequeno com os colegas estrangeiros que vão cá estar (…) num pequeno comité para ver se fazemos umas ‘guidelines’ acerca desta situação”, disse à agência Lusa o reumatologista Jaime Branco, um dos organizadores do encontro internacional que vai decorrer nos dias 02 e 03 de abril, em Lisboa.

O especialista lembrou que não há um exame específico que faça o diagnóstico desta condição, explicando que tal acontece por exclusão de partes: “É um diagnóstico eminentemente clínico, afastando outras situações ou doenças que possam causar os mesmos sintomas”.

Salientou que a relação entre as infeções e condições como a fadiga crónica, confusão mental e dificuldade de concentração, existe há muito, mas “foi menosprezada”.

Jaime Branco reconheceu que a pandemia de covid-19, que infetou milhões de pessoas, acabou por fazer aumentar também o número de doentes que permanecem com sintomas que hoje estão incluídos na chamada condição pós-covid-19.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou em 2022 uma norma para definir linhas orientadoras de diagnóstico e de abordagem clínica da condição pós-covid-19, que pode interferir na qualidade de vida e capacidade funcional das pessoas afetadas.

Também conhecida como ‘long covid’, a condição pós-covid-19 é definida pelo espetro de sintomas que ocorrem em pessoas com infeção provável ou confirmada pelo coronavírus SARS-CoV-2, habitualmente três meses após o início da fase aguda da infeção e com pelo menos dois meses de duração.

Entre os sintomas mais frequentes na condição pós-covid-19 está, segundo esta norma, a fadiga, dispneia (falta de ar), alterações do olfato e do paladar, depressão e ansiedade e disfunção cognitiva.

À Lusa, Jaime Branco reconheceu que tem doentes com incapacidades física e cognitiva: “apresentam alterações de memória, de atenção, de concentração, muito incapacitantes”.

Sobre a necessidade de um eventual programa nacional para dar resposta a estas pessoas, disse que “depende do número de pandemias que viermos a ter”.

“Aquilo que se espera é que elas possam repetir-se agora não com a frequência que felizmente tínhamos antes, mas, infelizmente, por variados motivos, de uma forma mais frequente”, afirmou.

Se isso acontecer – prosseguiu – “o número de pessoas que vão desenvolver este tipo de doença pós viral (…) vai com certeza aumentar”.

“Neste momento temos este problema e devemos aproveitá-lo para aprender com ele e para estarmos preparados, não só para ajudarmos estes doentes, como para podermos ajudar melhor os próximos casos”, acrescentou.

A primeira conferência internacional sobre ‘long-covid’ e a sua relação com doenças como a síndrome de fadiga crónica vai decorrer nos dias 03 e 04 de abril, na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em Lisboa.

O encontro pretende aumentar a visibilidade, clarificar conceitos, promover a compreensão e estimular a discussão entre profissionais de saúde, investigadores, decisores políticos, pacientes e representantes da comunidade sobre as manifestações clínicas, a sua gestão, as opções terapêuticas e os desafios para a saúde ligados à encefalomielite miálgica / síndrome de fadiga crónica e à ‘long covid’.

Os organizadores lembram que a incidência da encefalomielite miálgica / síndrome de fadiga crónica continua a aumentar a nível global, sobretudo no rescaldo da síndrome respiratória aguda grave por coronavírus (SARS-CoV-2) e pela ‘long covid’, realçando a necessidade de diagnóstico e tratamento adequados.

SO // CMP

Lusa/fim

 

Mais Recentes

Primavera: saiba como proteger os animais de companhia na época das alergias

há 29 minutos

Portugueses no Top 5 das estadias em alojamento local

há 38 minutos

Federação Portuguesa do Pulmão quer avanço nos rastreios e fim do subdiagnóstico

há 2 horas

Turismo em massa em Portugal ameaça identidade da gastronomia local

há 2 horas

Conversas de Psicologia regressam a Coimbra com mais de dez oradores principais

há 2 horas

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 15 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 16 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 17 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 17 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 18 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 18 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 18 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 19 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 19 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 19 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 20 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 21 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 21 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 22 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.