Partilhar

Críticas ao príncipe britânico Harry mostram divisões sobre família real

Saiba o que aconteceu

19 Abril 2023
Forever Young

editora-adjunta do jornal Daily Telegraph, Camilla Tominey, defende que aumentou o respeito na imprensa pela privacidade da família real britânica e que as críticas ao príncipe Harry e esposa Meghan refletem divisões na opinião pública, avança a Lusa.

“A privacidade [da família] real nunca foi tão respeitada em termos de ‘paparazzi’ [fotógrafos]”, disse a jornalista num evento organizado pela Associação de Imprensa Estrangeira no Reino Unido na terça-feira.

“Harry e Meghan nunca foram perseguidos”, adiantou, alegando que um documentário sobre a história do casal “teve de usar imagens de ‘paparazzi’ de eventos que não lhes diziam respeito para ilustrar o seu ponto de vista” sobre a pressão mediática.

Tominey, que seguiu a família real durante anos no jornal Sunday Express e na televisão NBC e continua a acompanhar no Daily Telegraph, admitiu que no tempo da Princesa Diana o comportamento dos fotógrafos era questionável.

Diana morreu em Paris em 1997, aos 36 anos, quando o carro em que seguia com o namorado, Dodi Al-Fayed, e o motorista, embateu num pilar de cimento do túnel por onde passava quando estava a ser perseguido por fotógrafos em carros e motas.

Um inquérito judicial britânico concluiu que o acidente foi um resultado da conduta negligente dos veículos perseguidores e da elevada taxa de alcoolemia do motorista.

“Quando a Duquesa de Sussex [Meghan Markle] entrou em cena, já não havia ‘paparazzi’ atrás deles. Não existia mercado no Reino Unido para esse tipo de fotografia”, explicou.

Sobre a alegada cobertura mediática negativa de que Harry e Meghan se queixam, e que invocaram quando abandonaram funções dentro da família real e trocaram o Reino Unido pelos Estados Unidos para viverem, Tominey garante que ouve sempre os dois lados.

“Como qualquer jornal, vamos representar todos os pontos de vista. E, tal como os leitores têm sentimentos contraditórios sobre Harry e Meghan, a cobertura também vai refletir isso”, explicou.

Segundo esta especialista na família real, a presença do príncipe Harry na coroação do pai em 06 de maio em Londres sem a companhia de Meghan vai ser um dos principais temas de interesse do evento, apesar da importância protocolar da cerimónia.

Num livro de memórias chamado “Sombra” publicado no início do ano, Harry criticou a família real, em especial o irmão, William, e a madrasta, Camilla, o que azedou as relações familiares.

“Este é um grande momento, constitucionalmente significativo, com um rei a ser coroado pela primeira vez em 70 anos, combinado com a história de uma família e a história de um pai a ser reunido com o filho no meio de uma grande tensão”, resumiu Tominey.

O Rei do Reino Unido, Carlos III, vai ser coroado em 06 de maio em Londres, numa cerimónia na Abadia de Westminster, juntamente com a Rainha Consorte, Camilla.

Carlos III, de 74 anos, foi proclamado oficialmente rei em 10 de setembro de 2022, dois dias depois da morte da mãe Isabel II aos 96 anos e após 70 anos de reinado.

A cerimónia envolve uma série de rituais, incluindo uma unção, o juramento e a subida ao trono, a entrega da espada ao rei, orbe, anel, cetro reais e, finalmente, a coroação com a coroa de São Eduardo [St Edward].

A Rainha Consorte, Camilla, será coroada com a coroa de platina e diamantes feita para a Rainha Maria, consorte do Rei Jorge V e bisavó de Carlos III.

À cerimónia solene, que terá na assistência dignatários e representantes da população britânica, segue-se um cortejo pelas ruas que terminará no Palácio de Buckingham, onde a família real fará a tradicional aparição na varanda.

As celebrações da coroação vão prolongar-se durante mais dois dias, incluindo festas de rua por todo o país e um concerto musical no Castelo de Windsor no domingo e um feriado nacional na segunda-feira, durante o qual o Rei apelou aos britânicos que façam voluntariado.

 

Mais Recentes

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 7 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 8 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 9 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 10 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 11 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 12 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 13 horas

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 14 horas

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 1 dia

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 1 dia

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 1 dia

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 1 dia

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 1 dia

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 1 dia

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 1 dia

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 1 dia

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 1 dia

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 2 dias

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 2 dias

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.