Partilhar

Cuidado com os rótulos “eco” e “sustentável”: entidade afirma que “enganam os consumidores”

Fique a par.

26 Janeiro 2023
Forever Young

A associação de defesa do consumidor Deco alertou hoje para o uso errado de expressões como “eco”, “amigo do ambiente” ou “sustentável”, que muitas vezes apenas querem enganar os consumidores, avança a Lusa.

A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, iniciou hoje uma campanha para alertar para as alegações ambientais que podem ser enganosas e ao mesmo tempo capacitar os consumidores para a escolha de produtos mais sustentáveis.

A associação afirma que na União Europeia mais de metade, 57%, dos consumidores está recetiva a alegações ambientais no momento de comprar, pelo que há empresas a fazer “ecobranqueamento”, ou “greenwashing”, uma técnica de marketing de acordo com a qual afirmam cumprir determinadas metas de proteção ambiental, não o fazendo na verdade.

“Ecológico, Biodegradável, Amigo do Ambiente… o que têm de comum estas expressões? Talvez muito pouco! Na verdade, são argumentos publicitários que procuram a atrair a atenção do consumidor, sobretudo daquele que tem maiores preocupações ambientais, na hora de fazer as suas compras, mas que não apresentam nenhuma prova ou evidência sobre a sustentabilidade do produto ou da empresa em questão”, diz a Deco na sua página na internet.

Fonte da associação disse à agência Lusa que a campanha está desde hoje nas redes sociais e na página da Deco, entre outros lugares, devendo ser reforçada em fevereiro e em março. A campanha, com o apoio da Direção-Geral das Atividades Económicas, é dirigida a todos os consumidores, incluindo as crianças, e segundo a fonte decorre também com formação em escolas.

A DECO quer também chegar a empresas. “A ideia é agir em todas as frentes, explicar que nem tudo o que é verde é efetivamente amigo do ambiente”, disse a fonte.

“A campanha faz também o aviso às empresas ´Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são´, procurando evitar que os consumidores gastem o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações, potenciando o seu conhecimento sobre as escolhas verdadeiramente sustentáveis”, diz a Deco.

A associação alerta que a proliferação de alegações de “verde”, sendo uma “elevada percentagem” não fundamentada, conduz “a uma situação confusa em que a maioria dos consumidores tem dificuldade em compreender quais os produtos que são verdadeiramente amigos do ambiente”.

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 13 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 14 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 14 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 14 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 14 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 15 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 15 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 16 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 16 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 16 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 17 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 17 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 17 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 18 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 19 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 20 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 20 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 21 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 21 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.