Nem todos estão cientes disso, mas a tosse pode ser um sinal de que algo está errado com a saúde do coração.
Não há apenas uma única ligação, mas sim diversos fatores que podem perturbar o funcionamento cardíaco e desencadear esse sintoma.
A maioria das pessoas costuma associar a tosse a situações como gripes ou outros problemas pulmonares e respiratórios, como bronquites, asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica. Também é comum quando causada por elementos irritantes, que variam desde fumo, gases e tabaco até situações como ingestão inadequada de alimentos e bebidas.
O fato crucial é que a tosse relacionada com o coração muitas vezes passa despercebida, mas isso não deveria acontecer. A chamada “tosse cardíaca” pode ser um sinal de que o coração não está a funcionar adequadamente, geralmente associado a uma insuficiência cardíaca – ou seja, quando o coração não consegue bombear sangue pelo corpo de forma eficaz.
Essa tosse cardíaca ocorre particularmente em casos de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), em doenças da válvula mitral, em estágios avançados de lesões na válvula aórtica, em condições obstrutivas do coração e em diversas cardiopatias congênitas.