Desde sempre que o ser humano tem criado peças, arte, joalheria e até tatuagem que procuram simbolizar o amor. Estas imagens e construções servem para representar a importância deste sentimento nas nossas vidas e na cultura.
Existem muitas razões que podem explicar porque é que as pessoas se sentem atraídas por estes tipos de representações. A verdade é que estes símbolos são particularmente úteis devido à sua universalidade. Quando as palavras não são necessárias ou compreendidas, uma simples imagem pode ser suficiente para comunicar o que sentimos.
Desde os tempos mais antigos que têm existido símbolos de amor. Dos símbolos celtas do séc. XIII até aos emojis do séc. XXI. Descubra agora alguns destes principais exemplos e compreenda um pouco melhor a sua história.
-
Anel Claddah
O anel irlandês de Claddah tem a sua origem no séc. XVII. Nele existe a imagem de duas mãos a “abraçarem” um coração que tem uma coroa. As mãos em torno do coração representam a amizade. O coração representa o amor e a coroa representa a lealdade/fidelidade.
Ninguém sabe ao certo a história originária deste anel. No entanto a lenda diz que foi um jovem escravo que foi forçado a trabalhar numa oficina que, em segredo, construiu esta peça de joalheria com restos de metais para oferecer à sua amada.
-
Concha
A forma de concha é historicamente associada a Vénus, deusa romana do amor. Na mitologia grega esta deusa é representada por Afrodite. A concha é também um símbolo associado à história do Santo James, cujo corpo foi salvo milagrosamente por um jovem acabado de casar que após cair do seu barco emergiu do oceano repleto de conchas.
-
Harpa
Amor e compromisso, este é o que simboliza a harpa. A imagem deste instrumento musical é utilizada para representar a beleza deste sentimento e tudo o que de bom este produz. A origem deste símbolo é também variada. Os celtas consideravam a harpa como uma “ponte” entre o céu e a Terra. Já o rei David era conhecido por tocar bastante bem este instrumento em jeito de agradecimento a Deus.
-
Coração
O melhor e mais popular símbolo de amor? A simples forma de um coração, é claro. Sobretudo nas culturas ocidentais este é sem dúvida o símbolo mais universal. Esta imagem foi evoluindo, passando de uma representação mais exata do órgão humano para uma imagem mais delicada e sedutora. Desde sempre que o coração esteve associado ao sentimento de amor, em particular devido ao acelerar do ritmo cardíaco.
-
Cúpido
O cúpido é um dos símbolos mais conhecidos de amor porque, de acordo com mitologia romana, o Cúpido é filho de Vénus e Marte. O seu arco é utilizado para disparar flechas que fazem as pessoas apaixonar-se pela primeira pessoa que veem. É comum ver o Cúpido ser representado com os olhos fechados, significando isto a conhecida ideia que “o amor é cego”.
-
Lótus
A flor de Lótus é um dos símbolos mais importantes da religião budista. A beleza destas flores contrasta com a sujidade das águas onde florescem. Representam pureza, potencial, acordar espiritual e fidelidade. Tal como as rosas, também as cores têm significados distintos. Um lótus vermelho está associado à paixão e ao amor, tendo-se transformado num símbolo universal de amor.
-
Carta de tarot dos enamorados
As cartas de tarot são utilizadas desde o séc. XV. Sempre foram utilizadas para prever o futuro. Cada uma das cartas tem um significado e uma imagem própria. A Carta do Enamorados representa todas as escolhas que fazemos em termos de relacionamentos. O significado da carta varia conforme a sua posição: se estiver virada para cima, representa equilíbrio e harmonia; se estiver virada para baixo, representa conflito e desconexão.
-
Cisne
Estes animais são considerados símbolos de amor por duas razões essenciais. Por um lado, os seus longos pescoços entrelaçados frequentemente formam um coração. Por outro, os cisnes são conhecidos por terem um só parceiro toda a vida, algo bastante raro no reino animal. De resto estas são também criaturas capazes de proteger e defender acesamente os seus filhotes e parceiro. São um símbolo de devoção incondicional.
-
Rosa vermelha
Todos sabemos que esta é a flor mais desejada no Dia de São Valentim. No entanto a tradição que associa esta flor à ideia de amor data da Grécia Antiga. Nestes tempos, a rosa representava a deusa do amor Afrodite.
Oferecer rosas como gesto de amor começou a tornar-se mais popular no séc. XVIII, muito por culpa do rei Carlos III da Suécia que introduziu no continente europeu a arte poética das flores.
-
Maçã
Dado o seu papel na Bíblia Sagrada, a maça sempre ficou associada a ideia de tentação. O tal “fruto proibido” passou a representar assim ideias de paixão, prazer sensual e desejo. No entanto a maça foi utilizada enquanto símbolo também na Grécia Antiga. De acordo com esta mitologia as deusas Hera, Afrodite e Atenas foram tentadas por uma maça enviada por Eres. Esta disputa divina viria a dar origem à Guerra de Tróia.