Cinco conselhos para proteger o telemóvel durante o verão

As temperaturas já subiram, o verão está a chegar, e com a chegada da época estival, e especialmente as férias, multiplicam-se os planos de lazer, aumentando também a quantidade de tempo livre e de utilização dos smartphones.

As pessoas partilham fotos e vídeos de viagens continuamente, as redes sociais enchem-se de imagens espetaculares, o navegador do telemóvel é utilizado quase diariamente para chegar ao destino ou procurar outras informações e mantém-se o contacto com amigos e familiares para fazer planos para o verão.

Apesar de ser um aparelho cada vez mais robusto que pode resistir a pancadas, salpicos e outros contratempos, a verdade é que o smartphone pode sofrer, e muito, as consequências do verão e das suas altas temperaturas, bem como das atividades aquáticas e outros acontecimentos imprevistos.
Ficar sem o telemóvel em qualquer altura do ano pode ser um grande inconveniente – 75% dos portugueses afirma que seria difícil ou muito difícil passar sem o telemóvel, e 72% não esperaria mais do que uns dias até comprar um novo, segundo o Barómetro de Vida Digital dos Portugueses realizado para a Celside Insurance pela Boutique Research – mas ainda mais no verão.

Evite sobreaquecer o seu aparelho
Desfrutar de um dia na praia ou no campo no Verão significa mais exposição solar do que o habitual. Para além de ser desconfortável para visualizar o ecrã, pode provocar o sobreaquecimento do dispositivo e da sua bateria, resultando num desempenho mais fraco. Algumas dicas para evitar este problema são tão simples como remover a capa, fechar todos os programas e aplicações que estão a ser utilizados, não o expor ao sol ou simplesmente desligá-lo, o que lhe permitirá desfrutar de uma desconexão total.

Fique de olho no seu telemóvel e proteja-o com um seguro
No Verão, com as férias e o bom tempo, as pessoas estão habituadas a passar mais tempo longe de casa. Passar um bom dia na praia, ir jantar fora com amigos ou desfrutar de actividades ao ar livre pode tornar-se num pesadelo se perder o seu telemóvel. Face a esta possibilidade, existem apenas duas soluções possíveis. A primeira é manter o seu telefone fora da vista ou evitar distracções. A segunda, e ainda mais importante, é contratar uma apólice de seguro para telemóveis que cubra perdas ou roubos, a fim de minimizar os danos causados.
De acordo com o Barómetro de Vida Digital dos portugueses, cerca de 1/3 dos portugueses (36%) contraria um seguro de telemóvel, sendo este número mais expressivo entre os mais jovens (47% dos menores de 21 anos contraria) e entre quem tem filhos (44% de respostas afirmativas. Este é ainda um hábito pouco comum no nosso país, embora seja tão importante proteger o telemóvel de perda, danos ou roubo, quanto colocar uma película protetora de ecrã.

Água e areia, os maiores inimigos do smartphone
Atualmente, a maioria dos smartphones são à prova de salpicos e outros podem ser mergulhados em segurança durante um certo tempo e até uma certa profundidade. No entanto, a água do mar não é adequada nem mesmo para este último grupo de smartphones mais robustos. Isto, porque o sal que contém pode causar danos nas partes eletrónicas do dispositivo em apenas alguns segundos.
Da mesma forma, mesmo que não seja tão prejudicial como o sal, deve proteger o seu telemóvel da areia da praia. Além de se espalhar por todo o lado sendo muito difícil de remover mais tarde, pode causar riscar o ecrã e infiltrar-se nas ranhuras do dispositivo, tais como o carregador ou o auricular. Por isso, é recomendável colocar o telemóvel numa bolsa específica para o proteger da areia enquanto estiver na praia.

Mantenha todos os ficheiros e dados em segurança com cópias de segurança
O seu telemóvel está mais exposto a certos perigos durante a estação do Verão simplesmente porque passa mais tempo ao ar livre, longe de casa, na praia ou no campo e com mais mobilidade, podendo perdê-lo de vista num segundo. É por isso que o último conselho útil quando qualquer uma das anteriores falhar, é fazer uma cópia de segurança de todos os ficheiros, contactos, e conteúdos interessantes que tem no seu telefone.

Precaução na utilização de WIFI públicas
As redes abertas de WIFI são uma boa opção se quisermos poupar dados, mas podem expor o conteúdo do telemóvel a alguma vulnerabilidade, especialmente naquelas aplicações que contêm informação privada e sensível. É sempre preferível optar pelas redes WIFI com algum nível de segurança, como as que requerem password para a ligação ou então usar os dados móveis contratados.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...