Da raiva à negligência. Estes são os motivos que podem explicar uma traição

As razões que levam as pessoas a ter estes comportamentos são muito variadas e nem sempre estão relacionadas com o sexo.

O ato de traição é considerado a derradeira violação de uma relação conjugal. É igualmente um dos principais fatores que justifica o terminar de um relacionamento. No entanto, nem todos as infidelidades são semelhantes. Existem muitos motivos e elementos que podem influenciar o ato de traição.

A traição de um parceiro pode facilmente ser responsável pelo fim de uma relação, todavia isso nem sempre é verdade. As motivações e razões que provocaram este ato podem ser determinantes para perceber se a relação tem futuro.

[Leia também: Traição emocional? Estes são os sinais a que deve estar atento]

De forma a perceber o porquê de as pessoas traírem, um recente estudo procurou perceber as razões apresentadas por cerca de 494 indivíduos que confessaram ter sido infiéis. A analise permitiu identificar 8 tipos de motivações principais. A maior parte destas não tem sequer nada a ver com frustração sexual.

Descubra agora os principais motivos para uma infidelidade conjugal, identificados pelo estudo.

 

  1. Raiva

Este tipo de traição é muitas vezes a consequência de uma qualquer discussão ou fase mais difícil. Pode também ser a resposta a uma traição anterior da outra pessoa.

 

  1. Autoestima

Neste caso as pessoas procuram sentir-se melhor. Querem sentir-se mais desejadas, apreciadas. Desejam recuperar alguma da sua independência e autonomia.

 

  1. Falta de amor

Neste caso existe um progressivo degradar do relacionamento conjugal. Um dos parceiros questiona o amor que sente e começa a duvidar se estará com a pessoa certa.

 

  1. Baixo compromisso

Uma falta de compromisso pode dar origem a uma traição. A ideia de que a relação não é ainda pública ou que os sentimentos não são ainda expressos de uma forma clara pode justificar estes comportamentos.

 

  1. Desejo de variedade

Por vezes a traição é simplesmente o resultado de um intenso desejo de ter novas experiências sexuais.

 

  1. Negligência

É comum que um dos parceiros se possa sentir algo ignorado ou menosprezado. Pode gerar-se um distanciamento emocional que pode dar origem a uma traição.

 

  1. Desejo sexual

Um dos parceiros pode perder significativamente o seu desejo sexual. Isto pode resultar numa procura por outras pessoas que possam satisfazer esta necessidade. Por vezes também existe um problema quando o parceiro se recusa a fazer certo tipo de atos sexuais.

 

  1. Contexto situacional

O facto de estar intoxicado pode dar origem a inúmeros comportamentos de risco, inclusive a infidelidades. Nestes momentos as pessoas não estão a pensar com clareza. O stress e certos problemas emocionais podem também estar na origem de uma traição.

 

 

Ler Mais