Com três décadas de experiência, Laura Wasser refere que os divórcios de celebridades não são tão diferentes dos divórcios das outras pessoas.
«Na minha opinião um divórcio é o grande ponto, as pessoas sentem o mesmo medo e o mesmo sofrimento, independentemente de serem celebridades ou não», refere a profissional, de acordo com quem «o motivo mais comum pelo qual as pessoas optam por dissolver o casamento, famoso ou não, também é o mesmo».
De acordo com Laura Wasser, «as pessoas divorciam-se simplesmente porque não comunicam», acrescentando que este problema pode manifestar-se, por exemplo, como casos extraconjugais ou hábitos de consumo pouco saudáveis, mas a incapacidade de comunicar é geralmente a raiz do problema».
Muitos casais optaram por contrair matrimonio sem deixarem a relação amadurecer devidamente, passando por momentos bons e outros menos bons. «Como não desenvolveram as ferramentas de comunicação quando as coisas vão bem, quando as coisas não vão bem, tendem a não ter a capacidade ou os recursos para discuti-las», defende Laura Wasser.
Há muitas conversas “pouco sexy” que os casais deveriam ter antes do casamento, dando os seguintes exemplos: «é importante para ti que os nossos filhos frequentem a escola privada? ou sentes-te confortável se, quando forem velhos, os meus pais vierem morar connosco?».
Na visão de Laura Wasser, essas conversas não são divertidas, «mas podem poupar dinheiro e sofrimento no futuro, caso as duas partes não se alinharem em temas importantes».A especialista chama ainda a atenção para a realidade de que «as necessidades das pessoas também podem mudar ao longo do casamento e, nesse caso, ter e manter uma boa comunicação é fundamental».
«É difícil dizer: estou a envelhecer e já não me sinto tão atraente como antes», diz Wasser, «mas se o parceiro ou parceira não souber exatamente como a outra pessoa se sente é inevitável que não responda às suas necessidades, ficando a pessoa ainda mais infeliz».
Quando isso acontece, «o ressentimento aumenta e a energia de cada pessoas é dirigida para outro destino ou pessoa», alerta Wasser. Desta forma, «ao manter conversas difíceis antes ou no início do casamento, o casal pode cultivar hábitos de comunicação saudáveis que ajudam a ter um bom funcionamento da relação», conclui.
melhor a você e ao seu parceiro.