Investigadores polacos demonstraram que as células da pele podem beneficiar positivamente dos extratos de cânhamo (planta de Cannabis), pois a substância pode trazer efeitos antioxidantes e hidratantes, além de inibir o processo de envelhecimento.
A pele é um órgão que está constantemente exposto a diversos fatores externos que podem afetar a sua estrutura e a função.
Devido à presença de diferentes receptores canabinóides em muitos tipos de células da pele, os canabinóides podem interagir diretamente com eles. Assim, no estudo foi avaliado o impacto de dois tipos de extratos de ervas Cannabis sativa L. em queratinócitos e fibroblastos.
Os cientistas avaliaram o conteúdo de compostos biologicamente ativos como fenóis, flavonóides, clorofilas e canabinóides. A capacidade antioxidante dos extratos preparados utilizando o radical DPPH, sonda H 2 DCFDA e medição da atividade da superóxido dismutase também foi avaliada.
A citotoxicidade dos extratos de cânhamo foi determinada utilizando os ensaios Alamar Blue, Neutral Red e LDH, tendo sido avaliada a capacidade dos extratos em inibir a atividade das metaloproteinases de matriz, colagenase e elastase. Também foram realizadas preparações de hidrogéis modelo tendo sido medido o seu efeito na perda transepidérmica de água e na hidratação da pele.
Os resultados obtidos indicam que os extratos de cânhamo podem ser uma fonte valiosa de substâncias biologicamente ativas que reduzem o stress oxidativo, inibem os processos de envelhecimento da pele e afetam positivamente a viabilidade das células da pele. A análise também mostrou que os hidrogéis à base de extratos de cannabis têm um efeito positivo na hidratação da pele.
Os testes com os extratos de cânhamo foram realizados numa série de ensaios in vitro baseando-se em células: os extratos de água e etanol continham 15% de CBDA, 3,1% de CBD e outros canabinoides em pequenas quantidades.
Nos ensaios químicos in vitro, os investigadores encontraram ação antioxidante significativa dos extratos de cânhamo, tendo ainda demonstrado a falta de toxicidade para com as linhas de células de queratinócitos e fibroblastos.
Hidrogéis contendo extratos foram aplicados nos antebraços de voluntários saudáveis, resultando assim numa melhor hidratação quando comparada com os hidrogéis sem extratos. Foi assim sugerido que os cosméticos que contém cânhamo podem atuar como hidratantes naturais.