A primeira semana de abril assinala duas importantes datas para a Priberam: os lançamentos do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e da iniciativa Palavra do Dia, que este ano comemoram o seu 15.º aniversário – o Dicionário foi lançado no dia 1 de abril de 2009 e a Palavra do Dia no dia 8 do mesmo mês.
Neste seu 15.º ano de vida, o Dicionário Priberam ganhou uma interface renovada, mais fácil de usar e mais otimizada para dispositivos móveis. Para além disso, viu o seu conteúdo crescer com mais de 8400 novos verbetes, 9500 novas aceções, 16700 sinónimos e 23600 etimologias. Além disso, o Priberam incorporou ainda mais de 600 novas imagens para ilustrar algumas das suas definições.
A propósito de imagens, o retrato de parte deste ano de vida pode ser visto através do balanço feito pelo site O Ano em Palavras, que apresenta algumas das principais pesquisas realizadas ao longo de 2023 no Dicionário Priberam, associadas a conteúdo dos repórteres fotográficos e dos jornalistas da agência de notícias Lusa, que dão contexto a cada uma das palavras.
Já com a partilha da Palavra do Dia, o Dicionário Priberam pretende dar destaque – nem que seja apenas por um dia – a termos maioritariamente raros, curiosos, pouco usados ou caídos no esquecimento. A partilha é feita através dos canais de redes sociais da Priberam, no Facebook, Instagram, X e Bluesky, bem como por alguns órgãos de comunicação social.
Novas palavras
Muitas das inclusões recentes refletem termos de áreas técnicas e científicas, mas também da linguagem geral, como autobaixa, bicuda-da-guiné, capelim, deixa-andar, energívoro, fleumatizante, gripalhada, hidrodiversidade, ipsativo, jiboia-constritora, kokedama, litogenia, milimetragem, neuroeconomia, onusiano, paternofilial, quironómico, rabo-de-leão, supremacial, trovadorístico, uniformismo, víreo, wisconsiniano, xaréu-branco, yoctossegundo ou ziziamento, para mencionar apenas algumas das mais de 8400 novas entradas deste ano.
No que diz respeito a buscas, no primeiro trimestre de 2024, o Dicionário Priberam foi consultado por mais de 29 milhões de utilizadores, os quais fizeram mais de 118 milhões de pesquisas.
Uma das palavras mais pesquisadas durante este período foi pretoriano a propósito da Operação Pretoriano da PSP, que investiga os desacatos ocorridos numa assembleia geral do Futebol Clube do Porto, no início deste ano.