Saber mais. Viver melhor. 55+
<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

De que cor é a pele do seu rosto? Descubra o que isso revela sobre a sua saúde

30 Abril 2025
Forever Young

Alguns podem ser um sinal de alerta.

Nos últimos dias, a morte do Papa Francisco levou muitos profissionais de saúde a revisitar os problemas médicos que o pontífice sofreu nos últimos meses. Um dos comentários mais repetidos foi sobre como a aparência do papa argentino mudou nos últimos tempos.

A verdade é que o rosto e a pele do rosto podem refletir ou alertar sobre certas doenças. É o que se conhece pelo termo latino facies, que segundo El Mundo é usado para descrever a aparência da pele de uma pessoa e relacioná-la com uma possível doença.

Entre os tipos existentes, existem vários, dependendo da cor da pele. Uma delas é a cerúlea, que se caracteriza por uma tez branca ou pálida, comum em pessoas que sofrem de anemia ou problemas cardíacos.

Há também a vermelha, que se apresenta com vermelhidão muito intensa, o que demonstra que o sistema circulatório não está a funcionar como deveria. Por outro lado, há também a pele amarela, que ocorre devido a problemas no fígado ou cirrose e faz com que a pele do rosto e dos olhos fiquem amareladas.

No caso do Papa Francisco nos seus últimos dias, poderíamos falar do chamado rosto pálido, caracterizado pelo afinamento da pele do rosto e o aparecimento de olhos fundos.