Cada olho humano tem aproximadamente 25 milímetros de diâmetro e pesa cerca de 8 gramas, cada um com 107 milhões de células sensíveis à luz. Os olhos são uma parte muito importante da nossa identidade.
As cores dos olhos são uma característica de herança genética, sendo determinada pelo tipo e quantidade de pigmentos na íris dos olhos.
Olhos Azuis
- São caracterizados por possuírem menos melanina do que os olhos verdes, mas tem mais melanina que os olhos violetas e vermelhos (albinos).
- São encontrados principalmente em pessoas de origem norte-europeia, centro-europeia, escandinava, norte do leste europeu e países bálticos.
- Os sul-asiáticos também podem ter olhos azuis, mas é muito raro.
- Os Países Nórdicos e a Escandinávia têm a maior percentagem de pessoas com olhos azuis.
- Uma curiosidade: bebes nascem com olhos azuis, que vão escurecendo. Isso ocorre devido ao aumento da produção de melanina que acontece à medida que eles crescem.
Olhos Verdes
- Os olhos verdes possuem menos melanina do que os castanhos, mas mais que os azuis.
- Apenas 2% da população mundial possui olhos verdes.
- São mais comuns entre pessoas de origem celta, germânica e eslava.
- O país em que essa característica é mais comum é a Hungria. São bastante comuns também na etnia paquistanesa conhecida como Pashtuns, conhecidos localmente como povo dos olhos verdes.
Olhos Castanhos
- Olhos castanhos o tipo mais comum na população mundial, por possuir genes dominantes.
- A maior parte da população mundial possui olhos castanhos escuros. Porém, pesquisas recentes revelaram que, na verdade, eles são olhos azuis com alta concentração de melanina.
- Existe até um procedimento a laser capaz de fazer com que os olhos castanhos passem a ser permanentemente azuis.
- Pessoas com olhos castanhos escuros, muitas vezes, podem parecer ter olhos pretos, principalmente em povos de origem sul-europeia, africana, asiática, nativos americanos e descendentes de povos árabes e hebreus. A verdade é que não existem olhos com a íris preta.
Um olho de cada cor
- Existem casos raros em que algumas pessoas possuem um olho de cada cor.
- A explicação científica para isso é uma anomalia genética chamada heterocromia.
- Além da causa genética, a heterocromia também pode ser contraída na decorrência de outros fatores, como a síndrome de Waardenburg, lesões ou derrames que alterem a quantidade de melanina nas retinas.