Homens que mantêm uma presença sexualizada em aplicativos de encontros são menos atraentes para as mulheres, de acordo com um estudo publicado no Sex Roles: A Journal of Research.
O estudo descobriu que as mulheres classificaram um homem como menos competente e mais propenso a comportamentos sexuais de risco quando o seu perfil do Tinder apresentava uma foto sem camisa ou indicava interesse em sexo casual.
«Estou interessado em perceber como as imagens sexualizadas de homens e mulheres podem afetar as nossas atitudes e comportamentos. Para este estudo, foi fascinante considerar como o perfil de namoro sexy de um homem pode afetar as reações ao homem e como julgamos as suas características positivas ou negativas», disse a autora do estudo JoAnna Diekera, pós-doutorada em psicologia clínica da Universidade do Colorado.
O conceito de sexualização foi definido de algumas formas distintas, mas normalmente inclui o apelo sexual de uma pessoa sendo valorizado acima de outras características.
Para o estudo os investigadores consideraram três marcadores diferentes de sexualização: exposição da pele, muscularidade e interesse em sexo casual.
O estudo foi realizado com 567 estudantes com idades entre os 18 e os 25 anos. Cerca de 57% dos participantes eram mulheres e 43% eram homens. Os participantes foram aleatoriamente designados para visualizar um dos oito perfis simulados do Tinder. Os perfis apresentavam uma imagem do mesmo homem, um jovem adulto branco mostrado da cintura para cima. No entanto, os perfis foram manipulados para que se diferenciassem com base em três marcadores de sexualização.
Essas características eram musculosidade (muscular versus não muscular), aparência sexualizada (sem camisa versus com camisa) e motivação de relacionamento (interesse em sexo casual versus relacionamento comprometido). Depois de visualizar o perfil do Tinder, os participantes responderam a várias perguntas sobre suas perceções do homem.
Os resultados revelaram que todas as três dimensões da sexualização (muscularidade, aparência sexualizada e motivação para o relacionamento) afetaram as classificações dos participantes, embora os resultados tenham diferido um pouco para participantes do sexo masculino e feminino. As mulheres julgaram o homem sem camisa como tendo maior comportamento sexual de risco, menor apelo social e menor competência do que o homem de camisa. Os homens também julgaram o homem sem camisa como tendo maior comportamento sexual de risco e menor apelo social, mas não menor competência.
As descobertas revelam que quando um homem mantém uma auto apresentação sexualizada no seu perfil – seja postando uma foto sem camisa ou expressando desejo por sexo casual – ele corre o risco de ser sexualmente identificado.