Esta prática está profundamente enraizada na cultura automóvel. Assim antes de meados dos anos 90, os condutores eram aconselhados a fazer exatamente isso. Tudo para obter a mistura correta de ar e combustível no motor.
Seria também para melhorar o desempenho e prolongar a vida útil do veículo. Isto porque a maioria dos carros mais antigos utilizava um carburador. Assim precisava de ser aquecido para evitar a paragem do motor.
No entanto, as coisas mudaram significativamente nos últimos 30 anos. Como tal os atuais motores com injeção de combustível resolveram este problema. De facto, aquecer o carro pode danificar o motor.
A conclusão é que é um mito dizer que se deve aquecer qualquer carro moderno antes de conduzir ao frio. O óleo é essencial para lubrificar os motores dos automóveis a gasolina.
Quando se liga o veículo, a bomba de óleo demora cerca de 20 a 30 segundos a lubrificar completamente o motor.
Embora o motor possa não estar completamente quente dentro deste período de tempo, está pronto a conduzir. No entanto, se deixar o motor ao ralenti durante vários minutos, o óleo escorrerá dos seus componentes principais, o que pode aumentar a fricção e causar desgaste. Por conseguinte, muitos fabricantes de automóveis recomendam que se ponha o carro a trabalhar, se ponha o cinto de segurança e se conduza quase imediatamente.