O fenómeno da depressão na adolescência está a registou um aumento exponencial neste último ano. A pandemia provocada pela covid-19 alterou por completo a dinâmica das nossas vidas, todavia foi especialmente desafiante para os adolescentes e jovens adultos no começo das suas vidas.
Os mais jovens têm naturalmente uma maior dificuldade em lidar com estes desafios emocionais e com a instabilidade. Não têm os mesmos “recursos” para conseguir colocar em perspetiva tudo aquilo que está a acontecer.
[Leia também: 10 dicas para não entrar em depressão]
De resto, o isolamento social decretado devido à pandemia gerou um maior stress e ansiedade. Muitos destes jovens estão a ainda a desenvolver os seus skills sociais. Muitos receiam, por exemplo, que as suas amizades quotidianas não sejam capazes de suster o afastamento presencial. O contacto digital ou virtual simplesmente não é tão intenso ou gratificante.
É assim determinante que seja capaz de acompanhar mais de perto a disposição emocional dos seus filhos ou netos. Compreenda os sinais mais preocupantes e esteja pronto para oferecer o seu apoio sempre que necessário.
Eis os principais (e preocupantes) sinais de depressão na adolescência a que deve estar atento.
- Alterações de humor
Tornam-se mais irritadiços e menos esperançosos. Verifica-se uma diminuição da comunicação e sempre que esta acontece é baseada em respostas curtas e simples.
- Menor interesse académico
Sentem que a escola é um desperdício do seu tempo. Sentem que não tem qualquer propósito para o seu bem-estar ou até mesmo para o seu futuro profissional. Começam a ter piores notas, a faltar a aulas ou a ter problemas disciplinares.
- Problemas de sono
Não conseguem adormecer com tanta facilidade. Permanecem frequentemente acordados até à madrugada. O seu sono é frágil e altamente irregular, acordam muitas vezes durante a noite. Por outro lado, pode também verificar-se o contrário. Subitamente podem passar a dormir demasiadas horas.
- Pensamentos destrutivos
É frequente que expressem pensamentos marcados por uma enorme ansiedade. Imaginam repetidamente cenários negativos no futuro e no presente. Demonstram uma enorme incapacidade de alterar o seu foco de concentração para algo mais positivo ou para cenários alternativos.
- Alteração na aparência
Perdem interesse nos seus próprios cuidados de higiene. Podem passar vários dias sem tomar banho ou sem nunca mudar de roupa.
- Deixam de ter interesse nas conexões sociais
Sobretudo quando um adolescente é naturalmente extrovertido e sociável, uma súbita alteração desse comportamento deve representar um enorme sinal de alerta.
- Alteração dos hábitos alimentares
Começam a comer de forma muito irregular. Podem registar um enorme aumento de apetite ou, pelo contrário, deixar de comer tantas refeições. As flutuações de peso tornam-se frequentes.