Oriunda da América do Norte, o black cohosh (Cimicifuga Racemosa) é uma erva medicinal tradicionalmente utilizada para tratar febre, tosse, dores e complicações de parto. Atualmente, a raiz é reconhecida por aliviar os sintomas da menopausa e promover outros benefícios, como perda de peso e melhorar o sono.
Os sintomas de menopausa, apesar de serem naturais, podem ser cruéis. As ondas de calor causadas pelas alterações hormonais estão entre os principais pesadelos das mulheres — o black cohosh, por sua vez, destacou-se por aliviar o efeito da menopausa.
De acordo com estudo de 2022, a erva pode ser eficaz na melhoria das ondas de calor durante a menopausa. Apesar dos resultados promissores, a terapia com estrogênio e progesterona pode proporcionar resultados melhores do que o método natural.
Como a raiz reduz sintomas de mulheres na menopausa, pode ajudar na hora do sono. Um estudo da National Lobrary of Medicine, de 2015, descobriu que a suplementação com black cohosh eleva a duração e a qualidade do sono.
É bastante comum que mulheres na menopausa sofram com um maior ganho de peso porque os níveis de estrogénio reduzem consideravelmente nessa fase. De acordo com o Healthline, o black cohosh pode ajudar a perda de peso por ter efeitos estrogénicos.
A erva é feita das raízes e caules subterrâneos da Actaea racemosa e pode ser encontrada para consumo na forma de chás, extratos líquidos e comprimidos. Apesar de pesquisas evidenciarem os benefícios da erva, são necessários mais estudos para comprovar a eficácia.
É importante consultar um profissional da saúde antes de consumir frequentemente o black cohosh, principalmente se estiver com problemas de saúde ou tomar outros medicamentos.