Mas é preciso saber comer bem, com uma dieta rica em vitaminas.
Para os especialistas, existe uma vitamina fundamental para manter nosso cérebro jovem e saudável. A melhor vitamina a cobrir vários aspectos relacionados à saúde do cérebro é a vitamina B.
Existem vários tipos desta vitamina e cada uma tem uma função importante para o cérebro.
A vitamina B-1, chamada tiamina, ajuda nas funções básicas das células e no metabolismo de diferentes nutrientes para nos ajudar a obter energia. Um baixo nível de tiamina pode levar a uma função cognitiva deficiente, bem como a outros problemas no corpo. Já a v vitamina B-12, ou cobalamina, é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e do DNA, mas também apoia o sistema nervoso, o desenvolvimento e as funções cerebrais. Ela faz coisas mais específicas, como auxiliar na quebra da homocisteína — uma proteína prejudicial ao coração que também pode levar a alguma forma de demência.
Relativamente à vitamina B-9, o ácido fólico, participa da atividade dos neurotransmissores, da formação do DNA e da desintoxicação celular. Um baixo nível de ácido fólico também está associado ao mau humor. Ao comer vegetais de folhas verdes, que geralmente são ricos em ácido fólico natural, favorece-se o bom humor e a saúde mental.
Todas as vitaminas B são boas para o cérebro, sendo que têm benefícios que vão além do cérebro, mas todas têm algum elemento que contribui. Algumas estão mais diretamente relacionadas com o cérebro, como as vitaminas B-12, B-9 e B-1. E outras ajudam em funções corporais muito necessárias, como a formação de células sanguíneas.
Relativamente à quantidade, quando se trata de alimentos, nem sempre temos a certeza das dosagens exatas de vitaminas que eles contêm. Nada como uma dieta alimentar saudável e equilibrada.
Tente incluir vários alimentos numa dieta saudável e equilibrada. Não coma apenas feijão, não coma apenas vegetais de folhas verdes, porque você perderá as outras sete vitaminas B.
O corpo absorve o quanto precisa e o restante será eliminado na urina. Quando se trata de vitaminas, acreditar que tomar mais será mais benéfico é muitas vezes um mito. Use a quantidade recomendada e adote uma alimentação saudável.