<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Devemos ir para a cama com fome? Sim ou não?

3 Dezembro 2022
Sandra M. Pinto

Podemos ir para a cama com fome por vários motivos. Geralmente interromper o consumo de alimentos horas antes de dormir é considerado saudável, desde que se coma adequadamente ao longo do dia.

Ir para a cama com fome pode ser bom para quem estiver a seguir um plano de perda de peso saudável. Em muitos casos, uma rotina de alimentação saudável pode fazer com que você sinta fome antes de dormir.

Deitar-se com fome pode causar uma sensação de vazio ou insatisfação por não ter satisfeito o apetite. Mas pode ser mais saudável ir para a cama com fome do que comer muito perto da hora de dormir.

Existem vários efeitos colaterais associados a comer antes de dormir. Comer depois do jantar ou muito tarde pode resultar em ganho de peso e num aumento do índice de massa corporal. O metabolismo desacelera conforme o corpo se prepara para dormir, pelo que não são necessárias calorias adicionais.

Vários estudos destacaram diferentes riscos de se comer muito perto da hora de dormir:

  • comer 4 horas antes de dormir pode resultar na ingestão de mais calorias ao longo do dia.
  • o aumento da ingestão calórica por comer mais tarde e mais perto da hora de dormir pode resultar na ingestão de calorias extras e ganho de peso, porque se come mais vezes ao longo do dia.
  • comer mais perto da hora em que o corpo começa a produzir melatonina (o que acontece algumas horas antes de dormir) pode resultar num aumento na percentagem de gordura corporal.