<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Devemos ou comer feijão enlatado? A ciência responde

10 Março 2025
Forever Young

O seu alto teor de proteínas vegetais, fibras e minerais faz deste uma opção nutritiva e saudável.

O consumo de feijão tem sido amplamente estudado pela comunidade científica, destacando o seu impacto positivo na saúde. Segundo o William Li, da Universidade de Harvard , o alimento não só ajuda a controlar o peso, mas também tem efeitos benéficos na redução da gordura abdominal. Em declarações ao Gloucestershire Live, o especialista afirma que «comer uma lata de feijão durante cinco de sete dias demonstrou reduzir a cintura em um centímetro, queimando gordura corporal prejudicial».

Além de contribuir para regular o peso, o feijão também promove a saúde cardiovascular.

O seu teor de fibras ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL , conhecido como colesterol ruim, enquanto seu efeito saciante ajuda a controlar o apetite e a evitar o consumo excessivo de calorias. Um estudo publicado no Archives of Internal Medicine descobriu que uma dieta rica em leguminosas pode melhorar significativamente o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 , oferecendo benefícios comparáveis ​​aos de uma dieta baseada em grãos integrais. Além disso, o feijão contém amido resistente, um tipo de carboidrato que atua como prebiótico e promove o equilíbrio da microbiota intestinal.

Muitas pessoas acreditam que o feijão enlatado pode perder algumas das suas propriedades devido ao processo industrial ao qual é submetido. No entanto, especialistas dizem que eles retêm a maior parte dos seus nutrientes essenciais. As conservas são feitas com feijões cozidos em água e sal, o que permite preservar a sua textura e sabor sem a necessidade de adicionar aditivos prejudiciais à saúde. O líquido no qual são armazenados, conhecido como líquido regulador , é simplesmente água de cozimento concentrada com sal, embora às vezes possa conter antioxidantes como ácido cítrico ou EDTA. Esses aditivos têm a função de preservar a cor e a qualidade do produto e são totalmente seguros para o consumo humano.