<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Devemos usá-lo sempre, mas há um único momento em que é melhor não usar protetor solar (mas só desta vez)

9 Julho 2024
Sandra M. Pinto

A fotoproteção é sempre essencial, mas se não vai se expor ao sol, precisa de 10 ou 15 minutos sem ela para sintetizar a vitamina D

Ninguém duvida da relevância de nos protegermos da radiação solar para prevenir o cancro de pele e o fotoenvelhecimento, que se apresenta na forma de manchas, rugas, flacidez, falta de luz, etc.

No entanto, também precisamos de vitamina Dm a qual é sintetizada com um pouco de sol . Se colocamos protetor solar conseguimos captar o que precisamos dessa vitamina ?

A primeira coisa é saber qual a função que a vitamina D desempenha no organismo. É vital para o correto metabolismo do cálcio, principal ingrediente dos ossos. A deficiência desta vitamina pode causar osteoporose (os ossos são mais finos e fracos, o que aumenta o risco de sofrer fraturas). Por outro lado, a vitamina D é essencial para o funcionamento muscular e nervoso adequado (para transmitir mensagens do cérebro para cada parte do corpo) e para a saúde do sistema imunológico.

É o sol que faz com que essa vitamina , que o corpo gera naturalmente, se converta em calciferol, que é a forma ativa da vitamina. Muito à frente daquele obtido através da dieta e que pode ser encontrado em ovos, manteiga ou peixes gordurosos.

Não é necessário abusar do sol para que essa função ocorra, aliás, bastariam 10 ou 15 minutos três vezes por semana na primavera e no verão, assim como todos os dias no outono e no inverno. É preciso chamar a tenção de que se deve expor em horários em que a radiação solar não é forte, ou seja, antes das 11h ou depois das 18h ou 19h.

E se tivermos deficiência de vitamina D? Depois, por indicação médica, provavelmente terá que ser complementado com um suplemento oral.

O que acontece então com o fotoprotetor?

A dinâmica é a seguinte: quando estamos expostos ao sol, a radiação UVB interage com uma proteína chamada 7-DHC, convertendo-a em vitamina D3, a forma ativa da vitamina D.

Por um lado, está mais do que comprovado que a luz ultravioleta danifica o DNA celular da pele e pode causar cancro de pele , algo que pode ser prevenido com protetor solar. Na verdade, o FPS 50 foi projetado para filtrar a maior parte da radiação UVB, que são os comprimentos de onda que desencadeiam a produção de vitamina D na pele.