Partilhar

Entrevista: «A saúde dos humanos, dos animais e dos ecossistemas está intimamente ligada», Bernardo Soares, médico veterinário

Os animais são companheiros de vida. Enquanto cuidadores, temos o dever de os defender e respeitar.

4 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

Desde 1925, anualmente, o Dia Mundial do Animal celebra-se a 4 de outubro. Esta foi a data escolhida por também se celebrar o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia e dos animais.

O objetivo desta comemoração é chamar à atenção para o bem-estar dos animais, mobilizando as pessoas de todo o mundo para a importância deste tema. Assim, globalmente, pretende-se tornar o mundo um lugar melhor para todos os animais, independentemente das características específicas de cada país, como a religião ou a ideologia política.

One Health Pet Awards terá lugar no dia 28 de novembro, em Lisboa, tendo como objetivo promover uma abordagem integrada à saúde e discutir o impacto da saúde animal na saúde humana e na saúde ambiental.

Estivemos à conversa com Bernardo Soares, médico veterinário, diretor da área de saúde (humana e animal) na UPPartner e responsável pelos One Health Pet Awards.

 

Veja aqui a entrevista:

Mais Recentes

Cientistas descobrem uma característica na fala que anuncia o declínio cognitivo

há 10 minutos

É oficial: 2025 marca o início de uma nova geração humana

há 20 minutos

Campo de golfe do Algarve está no top 10 dos melhores da Europa

há 38 minutos

Se tem o sonho ou planeia ir a Nova Iorque saiba que a “Big Apple” está agora ainda mais perto de Portugal

há 43 minutos

À atenção de pais e avós: há um alerta contra dar “slushies” às crianças depois de várias terem sido hospitalizadas no Reino Unido após ingerirem estas bebidas geladas

há 46 minutos

Estudo revela: «As mulheres precisam de dormir mais do que os homens porque usam mais o cérebro durante o dia»

há 1 hora

«Cérebro “silencioso”pode explicar por que as mulheres envelhecem mais lentamente», garante a ciência

há 1 hora

Alzheimer: novos medicamentos podem acrescentar anos de independência à vida dos doentes

há 1 hora

Suplemento barato parece aumentar a função cerebral das pessoas mais velhas, revelam especialistas

há 2 horas

Óbito: Morreu Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna e comentador da CNN Portugal

há 2 horas

«Mulher que viveu até aos 117 anos tinha genes que mantinham as suas células “mais jovens”», revela estudo

há 2 horas

Covid-19: perderam-se 16,8 milhões de anos de vida na Europa entre 2020 e 2022

há 2 horas

Pela primeira vez no mundo homem tem alta do hospital levando no peito um coração de titânio

há 2 horas

Sono: 36% dos portugueses dormem menos de 6 horas por noite, revela estudo

há 2 horas

Jante na companhia de Vasco da Gama no edifício mais alto de Portugal

há 4 horas

Zoomarine volta a trazer magia e diversão com reabertura do parque

há 4 horas

Uma receita para surpreender os pais que não resistem a um toque adocicado (e a uma “cervejinha”)

há 4 horas

Jantares com produtores, provas e masterclasses diárias: o vinho marca a agenda desta unidade hoteleira

há 4 horas

Cuide da sua segurança: se conduzir não use colares

há 4 horas

Mantenha a mente jovem e ativa depois dos 40 anos com estas 13 dicas

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.