Este sábado, dia 07 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional do Cirurgião Plástico e a Clínica de Cirurgia Plástica Luísa Magalhães Ramos quer marcar este dia, destacando a evolução da medicina estética, os avanços médicos e tecnológicos. Além de os procedimentos serem mais acessíveis e seguros, cada vez mais as tendências revelam um desejo crescente pela naturalidade e pela autenticidade. Qualquer que seja a motivação, por norma, a cirurgia estética tem sempre um último objetivo: a autoestima e autoconfiança. Nos últimos 10 anos, a Clínica LMR faz aproximadamente 10 vezes mais cirurgias por ano.
O aumento da influência através das redes sociais tem vindo a impactar a procura pela “perfeição” estética. Desde 2020, na Clínica LMR tem-se verificado um aumento significativo da procura por procedimentos minimamente invasivos, tais como os injetáveis (botox e preenchimentos), especialmente desde a pandemia.
As cirurgias de contorno corporal também têm tido mais expressão, sendo que a lipoaspiração lidera este segmento, aumentando em número de procedimentos mais de 16 vezes desde 2014, e sendo muitas vezes combinada com a abdominoplastia para se obter uma melhoria mais impactante na zona do abdómen. Os procedimentos de remodelação ou aumento de glúteos também têm tido mais procura nos últimos anos, comparativamente com a realidade de há cinco ou dez anos atrás.
O aumento mamário permanece em primeiro lugar no ranking de procedimentos cirúrgicos mais procurados na Clínica LMR. Segue-se a mastopexia e a redução mamária.
Neste sentido, a procura por cirurgias mamárias continua a ter bastante expressão, sendo que tem havido uma crescente procura por outro tipo de cirurgias, como cirurgias íntimas femininas, um procedimento cada vez menos “tabu”, e um conjunto de cirurgias de remodelação corporal.
“Há cada vez mais informação e menos preconceito no que toca a este tipo de tratamentos, aumentando a procura e a acessibilidade a clínicas e profissionais a oferecer este tipo de serviços. O nosso grande objetivo é que as decisões dos nossos pacientes sejam sempre tomadas de forma consciente e responsável. O objetivo é melhorar a sua vida, conscientes de que a autoestima desempenha um importante papel no bem-estar geral das pessoas”, explica Dra. Luísa Magalhães Ramos, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, na Clínica LMR.
A Clínica de Cirurgia Plástica Luísa Magalhães Ramos surgiu em 2012 como um projeto de mulheres para mulheres, tendo atualmente uma equipa composta por seis cirurgiãs plásticas. Está presente em Lisboa, Cascais e no Porto, com o principal objetivo de acompanhar as tendências atuais e oferecer soluções que respondam às necessidades da mulher moderna, cada vez mais exigente, informada e preocupada com a sua aparência e bem-estar.