O Dia Mundial do Coração, comemorado anualmente a 29 de setembro, foi criado pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) e tem como objetivo informar e sensibilizar a população sobre as doenças cardiovasculares.
Com esta data, a Federação Mundial do Coração visa alertar para a necessidade de controlar os principais fatores de risco, tais como tabagismo, alimentação pouco saudável e sedentarismo, para evitar mortes prematuras por doenças cardíacas.
As doenças cardiovasculares (cardio – coração; vasculares – vasos sanguíneos) afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos – compostos por artérias, veias e vasos capilares. São uma das principais causas de morte e incapacidade no nosso país, sendo que todos os anos mais de 12 mil portugueses sofrem um enfarte agudo do miocárdio.
No âmbito deste dia, conversámos com João Brum Silveira, cardiologista e coordenador Nacional da iniciativa Stent Save a Life da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).
Veja aqui a entrevista: