Existem diferentes tipos de cabelo, desde o liso até ao crespo, que se comportam de maneiras diferentes de acordo com sua estrutura. Mas, a nível molecular, os cabelos são feitos da mesma coisa.
Cada fio de cabelo pode ter três camadas – a medula, o córtex e a cutícula.
A camada mais interna, ou núcleo, é a medula. É ela que retém a humidade. Esta camada também é muito frágil, mas apenas cabelos grossos ou ásperos contêm esta parte – então, pessoas com cabelos finos ou loiros geralmente não têm a camada da medula em seus cabelos.
O córtex que constitui a maior parte do cabelo sendo composto por moléculas de proteína em forma de mola que se encontram em fileiras paralelas num feixe cilíndrico. A forma exata desse feixe é determinada pelo folículo capilar, que é um poro na pele de onde o cabelo cresce.
Acamada mais externa de um cabelo é a cutícula. O seu papel é proteger o córtex, pelo que a cutícula é danificada muito facilmente.
Quando a cutícula é danificada pelo ato de escovar, produtos químicos, vento ou calor, as proteínas do córtex têm muito mais dificuldade em se alinhar suavemente. Isso significa que elas podem perder humidade, ganhar humidade, desgastar-se como uma corda – o que causa pontas espigadas – e até mesmo quebra.
Quando um pouco de água entra no cabelo, como pode acontecer em condições de baixa humidade ou quando a cutícula está saudável e é capaz de manter a água fora do córtex, o cabelo pode enrolar.
Já quando a humidade está alta ou a cutícula está danificada, mais água entra no cabelo. O excesso de água pode fazer a cutícula inchar e romper, fazendo o cabelo parecer frisado.