Já parou para pensar no impacto que a audição tem na sua condução? Provavelmente mais do que imagina. Embora a visão seja, sem dúvida, o sentido mais valorizado quando nos encontramos ao volante, a audição tem também um papel fundamental na deteção de sinais imprescindíveis a uma boa condução. Sinais como a sirene de veículos de emergência em aproximação, a buzina de um condutor impaciente ou simplesmente perceber se os seus indicadores de direção estão ativados ou não.
De uma forma geral e embora a perda auditiva possa não afetar significativamente a sua capacidade de conduzir, nunca é demais estar preparado e tomar precauções extra.
Conduzir com dificuldade auditiva
Se a sua audição não é a melhor, deve seguir estas dicas para ser um condutor mais seguro.
Antes de conduzir:
- Se tem dificuldades auditivas e utiliza aparelhos auditivos, apesar destes serem projetados para discernir os sons que realmente importam dos ruídos de fundo, é muito importante eliminar as distrações enquanto conduz.
- Faça a manutenção dos seus aparelhos auditivos. Visite um especialista regularmente, pelo menos a cada seis meses, para check-ups e limpezas.
- Certifique-se de que as pilhas do aparelho auditivo têm carga suficiente. É recomendado que os utilizadores de aparelhos auditivos carreguem sempre consigo um conjunto suplente de pilhas. Se as baterias começarem a indicar que estão fracas enquanto conduz, não tente trocá-las enquanto o veículo estiver em movimento. Em vez disso, pare numa área segura e faça a troca.
Ao conduzir:
- Reduza o volume do rádio do carro. Manter o volume baixo não só é bom para a sua audição no geral, como também lhe permite concentrar-se nos outros sons ao seu redor. Ajuste o volume antes de iniciar a condução para que não tenha de mexer nos controlos enquanto o veículo estiver em movimento.
- Peça aos passageiros que mantenham a conversa num tom baixo. Embora seja divertido participar nas conversas, isto pode significar que a sua atenção não está totalmente focada na estrada.
- Mantenha as janelas do carro fechadas para minimizar o ruído da estrada. Sempre que puder, deve reduzir a variedade de ruídos que competem pela sua atenção. Assim será capaz de ouvir os sons que precisa e importam para a sua segurança.
- Concentre-se apenas em conduzir. Isto significa que tudo o resto, como enviar mensagens, falar ao telefone, comer ou aplicar maquilhagem, pode esperar até chegar ao seu destino.
- Torne a sua ferramenta de navegação mais fácil de seguir. Todos nós dependemos da navegação GPS atualmente. Se tiver aparelhos auditivos com Bluetooth, como é o caso do Resound Linx Quattro, sincronize-os com o seu GPS para obter instruções que sejam mais fáceis de ouvir. Coloque o dispositivo GPS ou o telefone num suporte do painel onde possa vê-lo facilmente sem olhar para baixo.
Lembre-se também que, a partir dos 60 anos de idade, é necessário apresentar um atestado médico, onde constam as capacidades auditivas, para revalidar a carta de condução. Deve, por isso, estar atento aos sinais de alarme e consultar um especialista, logo que as suas dificuldades auditivas comecem a interferir com as suas atividades diárias.
Recomendações para quem sofre de dificuldade auditiva
A recomendação mais indicada para algumas pessoas com dificuldades auditivas pode ser o uso de aparelhos auditivos, especialmente se for uma dificuldade auditiva relacionada com a idade. Os aparelhos auditivos não só amplificam os sons importantes para quem anda na estrada, como podem contribuir para manter o seu cérebro ativo e pronto para perceber e interpretar os sons do ambiente que o rodeiam. Quanto mais cedo atuar no sentido de minimizar as dificuldades auditivas, maior a probabilidade de conseguir uma vida de qualidade a longo prazo.