Dicas para ter umas férias saudáveis e felizes

Calor é sinónimo de férias, na praia ou na piscina, com ou sem bolas de Berlim, mas claro está, de alguns excessos.

Para que possa chegar ao fim das férias sem grandes oscilações de peso, a PronoKal deixa aqui algumas dicas de como ter umas férias saudáveis.

· Ajudar o bom funcionamento intestinal. Durante momentos de excessos alimentares é normal que o intestino se ressinta, por isso devemos facilitar a passagem dos alimentos pelo tubo digestivo. Para isso deve reforçar a prática de exercício físico, aumentar o consumo de líquidos e de fibras, escolhendo alimentos como morangos, kiwis, citrinos e cereais integrais e adicionando sementes às refeições.

· Promover o estado anti-inflamatório. Na época das férias é comum um maior consumo de produtos processados e açucarados, como os gelados, refrescos e bolas de Berlim que levam ao aumento do estado inflamatório generalizado do organismo. Para contrariar este efeito devemos optar por gengibre, pimenta, canela ou chá branco, usando-os como tempero na confeção de alimentos ou em infusões ou águas aromatizadas.

· Potenciar a qualidade nutricional vs. o volume de comida ingerido. Tendo em conta que habitualmente se consome um maior volume de alimentos nas férias, após esse tempo temos a necessidade de comer menores quantidades às refeições, preferindo apenas sopas ou saladas. No entanto, este tipo de pratos deve ser completo em todos os macronutrientes e, para isso, não nos devemos esquecer da proteína. Podemos adicionar carne ou peixe à sopa, fazer uma salada com queijo fresco ou comer um ovo com vegetais salteados. Desta forma temos uma refeição com um volume menor, mas completa em nutrientes.

· Preferir snacks pouco calóricos. Habitualmente usamos como lanche alimentos mais processados e ricos em hidratos de carbono simples. Após um período de maior consumo alimentar, devemos optar por alimentos com mais fibra e menos açúcar. Os vegetais, nas suas variadas formas de preparação, podem ser ótimos snacks pela sua frescura e saciedade. Utilizar rodelas de pepino, rabanetes frescos, folhas de acelga desidratadas (chips) ou palitos de cenoura ou aipo, são algumas das opções para comer ao longo do dia.

· Recorrer aos vegetais e ervas aromáticas para dar sabor. De forma a ajudar a guarnecer e dar sabor às suas refeições não é necessário recorrer a produtos preparados e com muita gordura, como é o caso de patés ou caldos desidratados. Para isso pode preparar os seus próprios em casa e conservá-los durante algum tempo. Os caldos de legumes com ervas aromáticas são simples e rápidos e podem ser congelados em formas de cubos de gelo. Utilize também legumes para fazer patés como, por exemplo, de cogumelos salteados ou espinafres e abóbora estufados, reduzindo-os a puré. Terá assim umas boas entradas ou pastas para melhorar o sabor das suas refeições sem recorrer a gordura.

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