Dicas para uma boa noite de sono

Dormir bem é sempre um bom princípio para ter uma saúde de ferro e, por consequência, uma melhor qualidade de vida.

Quando acordamos de manhã, a hormona cortisol está no mais alto nível e, ao longo do dia, diminui lentamente – atinge os níveis mais baixos enquanto dorme. No entanto, se o stress durante o dia for muito, os níveis de cortisol mantêm-se elevados e demoram mais a diminuir ao longo do dia, o que afeta posteriormente a capacidade para adormecer.

Comece já esta noite a implementar alguns concelhos que lhe damos na sua rotina, para que consiga retirar mais vantagens de um sono com qualidade.

– Evite as horas extra no trabalho e adote uma atividade ligada ao bem-estar. Esse tipo de atividades e o tempo passado entre família e amigos fazem com que o cérebro se desconecte mais eficientemente do trabalho.

– Experimente um hobby pós-laboral ou desfrute desse tempo com família e amigos. Manter-se ocupado de noite propicia o desaparecimento ou redução da tendência para pensar nos problemas profissionais e financeiros, o que ajuda a relaxar.

A prática desportiva, a longo prazo, pode ajudar a dormir com maior tranquilidade. A prática de exercício físico liberta energias, o que pode contribuir para estar mais relaxado de noite.

– Impeça a utilização de ecrãs nas atividades noturnas. Troque o uso do telemóvel ou a leitura de emails antes de dormir por ler em formato papel, para repor os seus padrões naturais de uma forma mais simples.

– Proteja o seu quarto da luz e da poluição sonora. O ambiente envolvente é muito importante para uma boa noite de descanso. O facto de, cada vez mais, vivermos num mundo sempre em movimento é apontado como uma das razões para o aumento das perturbações do sono.

O sono é importante             

Dormir menos de seis horas por dia pode conduzir a doenças metabólicas, como obesidade e diabetes tipo 2, bem como a doenças cardiovasculares, como a hipertensão.

Durante o sono, desenvolvem-se hormonas restauradoras e outras importantes para a luta contra a tosse e constipações. Isso explica o porquê de ser essencial respeitarmos as horas de sono necessárias para uma vida saudável.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...