Quem vive um casamento ou uma relação de longo-prazo conhece bem a importância de manter a calma ao longo de uma qualquer disputa ou discussão. É absolutamente inevitável que possam existir momentos de maior tensão ao longo de um relacionamento. No entanto a forma como lidamos com estas situações faz toda a diferença.
Infelizmente muitos casais acabam por se “arrastar” em discussões pouco produtivas. Acusações mútuas, gritos e comentários cruéis costumam caracterizar este tipo de interações.
As consequências deste tipo de discussões podem ser severas para o bem-estar do casal. Um maior afastamento e a perda de respeito são alguns dos aspetos mais preocupantes. Como tal, é fundamental que ambos aprendam a manter a calma.
Existem algumas dicas que todos podemos seguir para assegurar que as discussões que temos com os nossos parceiros amorosos se mantém dentro da normalidade.
- Respirar fundo
Pode até parecer um cliché, mas este é um aspecto determinante para o nosso controlo emocional. Sempre que começamos a discutir o nosso organismo ativa um “sistema de emergência” que afasta o sangue do nosso cérebro e dificulta o raciocínio lógico.
Para dar resposta a esta situação é fundamental que seja capaz de controlar a sua respiração. Inspirar e expirar lentamente irá permitir corrigir a sua circulação sanguínea e acalmar o seu estado de espirito.
- Faça um intervalo
Um conselho clássico é evitar reagir imediatamente a certos problemas ou a algo desagradável que alguém fez. Deixe passar algumas horas e perceba se após esse período este assunto ainda se apresenta como um problema.
Caso sinta que ainda é necessária uma qualquer reação então certamente o facto de agora se encontrar mais calmo irá permitir explicar a sua posição de uma forma bem mais articulada.
Sendo certo que nem sempre temos a oportunidade de esperar tanto tempo antes de reagir, o fundamental é que sejamos capazes de parar um pouco para refletir antes de reagir. Mesmo que esteja já numa discussão procure fazer um intervalo e retomar o assunto daqui a uns 20 minutos. Este hábito irá ajudar a evitar situações mais desagradáveis.
- Não encare tudo de uma forma pessoal
Para muitas pessoas é difícil não “levar a peito” aquilo que as pessoas de quem mais gostamos nos dizem numa discussão. Reagem de uma forma muito emocional e encaram qualquer comentário como um ataque pessoal.
Isto torna quase impossível o estabelecer de uma conversa saudável e construtiva. Procure não encarar de uma forma pessoal tudo aquilo que a sua esposa ou esposo afirmam. Muitas vezes estes não vão estar a querer apontar culpas ou criticar, apenas desejam manifestar a sua frustração e desagrado relativamente a uma qualquer situação.
- Não guarde na sua memória certas frases
É normal que numa discussão possam ser ditas coisas estúpidas e sem sentido, que não refletem da melhor forma os nossos sentimentos. Como tal não devemos guardar na nossa memória certas frases-chaves (ou “soundbites”) mais desagradáveis que possam continuar a afetar o nosso dia-a-dia.
Evite utilizar estas “frases” para atacar o seu parceiro no futuro. Isto apenas irá tonar mais instáveis quaisquer conversas que possam estabelecer. Evite ao máximo acumular este tipo de bagagem “explosiva”.
- Não levante a voz
Tão simples, mas por vezes tão difícil. É a recomendação mais fundamental para assegurar a calma de alguém numa discussão. Quando gritamos estamos a alterar a química do nosso organismo e a nossa reação instintiva ao stress é estimulada. Tornamo-nos menos racionais.
Esteja a atento a este sinal. Respire fundo e afaste-se um pouco sempre que perceber que se pode estar a descontrolar. Isto irá garantir que a sua conversa continua construtiva.