O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, pois é onde vamos ingerir grande parte das vitaminas e nutrientes que precisamos para realizar as tarefas ao longo dos dia. Mas não existe consenso entre os especialistas, uma vez que tudo depende do ritmo de vida e das preferências pessoais.
O que é consensual é a necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada para poder receber toda a energia e calorias que o corpo necessita para funcionar corretamente.
Num artigo publicado na ‘CNBC’, Dan Buettner , conhecido como ‘o sábio da longevidade’ , explicou o que, na sua opinião, poderia ser o pequeno-almoço mais saudável do mundo .
Descobriu-o numa cidade chamada Nicoya, na Costa Rica, onde o autor passou os últimos 20 anos a estudar os hábitos das pessoas que vivem até aos 100 anos.
O pequeno-almoço mais saudável do mundo, segundo Buettner, consiste num farto prato de feijão picante com tortilhas de massa de milho e uma mistura de cebola, pimentão vermelho e ervas locais.
O especialista explica que todos os ingredientes possuem múltiplas propriedades. As tortilhas de milho são uma fonte de carboidratos. Além disso, a massa é misturada com cinza de madeira, que segundo o especialista fornece vitamina B e ajuda a liberar aminoácidos.
Por outro lado, o feijão preto contém antioxidantes, potássio e vitamina B, que ajudam a regular a insulina ou a reduzir a pressão arterial. Juntamente com o arroz, “eles criam a proteína completa, todos os aminoácidos necessários ao sustento humano”.
A mistura de vegetais com especiarias confere a este prato propriedades anticancerígenas, antioxidantes e anti-inflamatórias .
Os ingredientes para o pequeno-almoço mais saudável do mundo
Tortilha de milho
Feijão preto
Alho
Cebola
Arroz branco de grão longo
Sal
Pimenta
Pimentão vermelho