Todos os anos, morrem cerca de 400 000 pessoas por cirrose e cancro do fígado em consequência desta doença viral. Em Portugal, ainda existem mais de 40 mil pessoas infectadas, sendo que cerca de 80% não sabem que o estão. Seguindo esta máxima a ABBVIE empresa biofarmacêutica global com foco em research, decidiu lançar a campanha “Dois dedos de conversa”, inserida na plataforma www.quemvecarasnaoveinfecoes.pt .
A nova campanha da ABBVIE, que tem como parceiros diversas organizações de base comunitária que realizam o rastreio, decorre entre de junho a dezembro de 2023, tendo iniciado a sua primeira fase de divulgação com a colocação de mupis pela cidade de Lisboa de forma a facilitar a informação e consciencialização da doença junto dos portugueses.
Para além da campanha de rua, a ABBVIE lança também na sua plataforma www.quemvecarasnaoveinfecoes.pt um conjunto de iniciativas onde apenas pede à população “dois dedos de conversa” para falar sobre Hepatite C. Ao aceder à plataforma será possível consultar os diversos pontos de testagem gratuita espalhados pelo país, bem como ter acesso a mais informações sobre a doença. Outra das novidades desta plataforma será as diferentes ações planeadas ao longo do ano como ações nas redes sociais da ABBVIE e encontros com especialistas de saúde onde estarão em discussão diversos estudos sobre a hepatite C em Portugal, sempre com o mote “dois dedos de conversa” – Um dedo para fazer a testagem e outro para partilhar informação.