A hidratação constante é uma das medidas mais recomendadas para o tratamento de infeções na garganta, pois além de manter a hidratação das cordas vocais, deixa as secreções mais fluidas, facilitando a expetoração. Beber água é fundamental para que as reações de defesa do organismo possam estar ativas e prontas para combater os vírus e bactérias.
Outra medida para o tratamento de inflamações e infeções da garganta é o uso de anti-inflamatórios e antibióticos, que devem ser indicados pelo médico a fim de erradicar totalmente a infeção e prevenir recorrências.
Hexamidina em spray
Com efeito analgésico, os medicamentos à base de hexamidina trazem benefício apenas durante o efeito da medicação, aliviando o sintoma sem tratá-lo.
Própolis
Apesar de ser bastante recomendado para a dor de garganta, o própolis não possui benefício comprovado que qualifique a sua atuação no tratamento da doença – como uma faringite – mas é um ótimo aliado no alívio dos sintomas.
Gengibre
É um poderoso anti-inflamatório, mas só agirá no tratamento do sintoma, sem alterar o processo de cura da doença que está causando a dor de garganta.
Chás
Qualquer chá tem na sua composição a água, que é fundamental como parte do tratamento. Substâncias naturais com ação anti-inflamatória, como gengibre e o alho, reduzem o inchaço que costuma estar presente nos processos inflamatórios consequentes de infeções por vírus ou bactérias.
Maçã e frutas cítricas
Ricas em vitamina C, as frutas cítricas também são conhecidas serem anti-inflamatórias e antioxidantes, muito importante no fortalecimento da imunidade e prevenção de doenças que poderiam levar à dor de garganta.
Menta
Aumenta a saliva, dá sensação de frescor e age aliviando os sintomas do processo inflamatório do local.
Gargarejo
A hidratação local melhora o processo de inflamação que ocorre nas agressões por agentes externos como vírus, bactérias ou processos alérgicos, por isso, o gargarejo com água morna é um opção para aliviar a dor de garganta e ajudar no tratamento da doença.