Dor nas costas? Conheça as principais causas e saiba como tratar

Um tratamento eficaz poderá reduzir significativamente o seu desconforto. Não ignore os seus sintomas.

Praticamente todos já passamos pela infeliz experiência de sentir uma dor intensa nas nossas costas, que nos deixa debilitados durante o resto do dia. Seja por termos levantado um excesso de peso, por termos feito um movimento brusco ou por uma qualquer outra razão, a verdade é que esta é sempre ume experiência desagradável e, por vezes, até assustadora.

Na maioria dos casos a dor nas costas tem uma origem muscular e aparece devido a um maior cansaço, um comportamento ou postura incorreta. Nestas situações os sintomas podem ser facilmente aliviados com uso de certos medicamentos, compressas ou alongamentos.

[Leia também: 4 tratamentos alternativos que aliviam a dor sem medicamentos]

Infelizmente em outros casos, esta sensação de dor assume um comportamento crónico, constante, que simplesmente parece não ter um fim. Dependendo da severidade e intensidade da dor é recomendado que consulte um médico especialista, capaz de fazer um diagnóstico adequado.

Recentemente o portal Tua Saúde reuniu um conjunto de causas, tipo e exemplos de dor mais comuns, apresentando igualmente alguns tipos de tratamentos mais eficazes para cada situação. Conheça aqui as conclusões.

 

  1. Lesão muscular

Quando aparece uma dor no lado direito ou esquerdo das costas, então isso costuma ser sinal de uma lesão muscular. Isto pode acontecer habitualmente após uma sessão de treino ou atividade física mais intensa. Certos tipos de profissões como jardineiros ou dentistas têm um risco maior de sofrer este tipo de dor devido à sua postura incorreta.

Como aliviar: Deve colocar uma compressa morna na região afetada durante 15 minutos, 2 vezes por dia. Deve repetir este regime diário durante uma semana e ir aplicando pomadas anti-inflamatórias. Evite fazer esforços.

 

  1. Doença respiratória

As doenças respiratórias podem igualmente causar dor nas costas. Quando respiramos grande parte dos músculos das costas e abdômen são “ativados”, podendo assim causar algum desconforto.

Como aliviar: Nestes casos é recomendado que consulte um pneumologista ou clínico geral capaz de tratar a doença respiratória, sobretudo se registar outros sintomas como tosse ou febre. De qualquer forma poderá igualmente aplicar uma compressa morna durante alguns minutos para aliviar a dor.

 

  1. Pedras nos rins

A existência de pedras nos rins (ou cálculos renais) é algo que pode afetar substancialmente também as suas costas. A cólica renal é caracterizada como sendo algo que provoca uma dor muito intensa no fundo das costas que impede o movimento do indivíduo.

Como aliviar: É importante que se dirija às Emergências do hospital com vista a diagnosticar o problema. Apenas após se identificarem as pedras poderá iniciar um tratamento capaz de as eliminar e de aliviar a sua dor.

 

  1. Dor ciática

Esta dor sentida no fundo das costas é caracterizada pelo desconforto que irradia desde as pernas até esta região. É causada pela compressão do nervo ciático que está localizado na região final da coluna ou nas nádegas. Provoca uma pontada de dor intensa, que dificulta o andar e o sentar.

Como aliviar: Nestes casos apenas um ortopedista será capaz de solicitar exames capazes de avaliar corretamente o problema. Após esta visualização será possível receitar um conjunto de medicamento e sessões de fisioterapia que irão procurar minimizar os sintomas mais negativos.

 

  1. Contratura muscular

A contratura muscular pode ser causada pelo excesso de cansaço, excesso de atividade física, stress ou má postura.  O resultado é habitualmente uma dor intensa na parte superior das costas. Em alguns casos pode igualmente causar torcicolos.

Como aliviar: Os exercícios de alongamento serão aqui ideais para conseguir relaxar e esticar os músculos. Procure colocar-se numa posição confortável e rode lentamente a cabeça, tente descontrair os seus músculos superiores.

 

  1. Hérnia discal

Uma hérnia discal pode causar o aparecimento de dor no meio das costas, que se agrava com o levantar ou com o excesso de sedentarismo. É algo mais comum após os 45 anos. Este desconforto intenso pode igualmente irradiar para os lados ou para baixo, afetando costelas, glúteos e até as pernas.

Como aliviar: Evite permanecer muito tempo na mesma posição e aplique com frequência uma compressa morna nas regiões afetadas. É recomendado que consulte um ortopedista com o intuito de realizar um raio-X, capaz de ajudar a definir o melhor tratamento possível. Na maioria dos casos será aconselhada a fisioterapia.

 

[Leia também: Estes tipos de dores no peito não são fatais. Conheça os sintomas]

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...