É possível que tudo comece com uma leve comichão no canal interno do ouvido, que se torna mais grave caso a infeção não seja tratada.
A dor de ouvido costuma ter início com uma suave vermelhidão no canal auditivo interno. Porém, com a evolução do quadro, a vermelhidão tende a ficar mais percetível não apenas dentro, mas também fora do ouvido.
No começo, talvez sinta uma dor generalizada no ouvido — sobretudo após puxar o lóbulo. Depois pode ficar com a sensação de que o ouvido está cheio com alguma substância. Em casos mais graves, a dor irradia para o rosto, pescoço ou para a lateral da cabeça.
Assim como ocorre com os demais sintomas, o fluido sem cheiro tende a ser discreto no começo, piorando à medida que a infeção continua a aumentar.
Em quadros mais graves, a audição do indivíduo costuma ser afetada. A pessoa pode ter a sensação de que não está a ouvir como antes ou sente uma espécie de zumbido dentro do ouvido.
Quando a infeção não é tratada, costuma fazer com que os gânglios linfáticos aumentem de maneira percetível o que pode originar febre, tendo em vista que o canal auditivo estará provavelmente bloqueado por completo.
Previna-se
1. Não use cotonetes
2. Use touca de natação ou tampões de ouvido
3. Use um secador de cabelo para manter os ouvidos sem humidade