Partilhar

É capaz de voltar a comprar um produto após uma má experiência? Conheça aqui a resposta dos portugueses

A confiança dos consumidores portugueses recuou em 2020.

16 Março 2021
Forever Young

A confiança dos consumidores portugueses recuou em 2020. A conclusão é do Portal da Queixa, num estudo divulgado no âmbito do Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, que se assinalou ontem, dia 15. De acordo com a análise, apenas 37% dos portugueses admite voltar a comprar a uma determinada marca após uma má experiência.

Além disso, só três em cada 10 assumem voltar a recomendar uma marca à qual apresentaram uma reclamação. Em 2019, eram quatro em cada 10 os portugueses que aceitaram sugerir produtos ou serviços mesmo depois de uma queixa.

A taxa de retenção (do consumidor à marca) registada no ano passado (37,49%), também piorou em relação a 2019 (41,51%), segundo o mesmo estudo.

Mas também há boas notícias: em 2020, verificou-se um aumento da preocupação das marcas com as reclamações dos consumidores. O Portal da Queixa refere que a capacidade de resposta, no geral, aumentou de 73% para 80% e que a taxa de solução passou de 56% para 60%.

“Não obstante estes indicadores, a resolução (fase final da reclamação) não acompanhou esta tendência de crescimento”, ressalva, contudo, o Portal da Queixa.

Por sector, verifica-se que Desporto, Ginásios e Clube apresenta a melhor pontuação dos consumidores (4,9 em 10) em termos de média de avaliações. Seguem-se Hiper e Supermercados (4,6 em 10) e Gastronomia, Alimentação e Bebidas (4,5 em 10). O sector da Saúde é o que obtém a pontuação mais baixa (2,9 em 10).

Quanto à taxa de retenção, Desporto, Ginásios e Club (51,7%), surge novamente em destaque, à frente de Gastronomia, Alimentação e Bebidas (49,6%) e Hiper e Supermercados (51,3%). No sentido inverso, as taxas de retenção mais baixas são atribuídas aos sectores da Água, Electricidade e Gás (29,7%) e Saúde (21%).

Em termos de taxa de solução das reclamações efectuadas, a liderança cabe ao sector da Água, Electricidade e Gás (83,1%), logo seguido por Hiper e Supermercados (79.«,2%) e Informática, Tecnologia e Som (76,8%). A categoria Hotéis, Viagens e Turismo regista a taxa de solução mais baixa: 18,2%.

Por fim, Correio, Transporte e Logística (99,2%) destaca-se na análise à melhor taxa de resposta. Seguem-se Hiper e Supermercados (98,4%) e Água, Electricidade e Gás (90,9%). Hotéis, Viagens e Turismo, por seu turno, é a categoria com menor preocupação na gestão das suas reclamações e na resposta ao cliente, com a taxa de resposta a ficar-se pelos 24,6%.

 

 

Fonte: Marketeer

Mais Recentes

Automotivação: saiba o que deve (mesmo) fazer para ganhar mais confiança

há 38 minutos

5 tipos de alimentos que (mais) podem causar intoxicações alimentares

há 2 horas

Tem noção de que forma a idade impacta a sua capacidade de tomar decisões? Mais do que imagina

há 3 horas

Tem a pele seca e não entende porquê? Nós explicamos

há 4 horas

Não sabe onde ir almoçar? Vá descobrir os “Pratos com História” neste restaurante

há 7 horas

Neste restaurante pode pedir do menu uma sugestão que se chama ‘Obama na Casa Branca’: curioso não lhe parece?

há 1 dia

Descubra onde está localizado o bar cujo nome remete para a saga Star Wars; está mais perto do que imaginad

há 1 dia

Mercados de Natal bem diferentes: na adega, no spa, com música de dança e presentes sexy…

há 1 dia

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 1 dia

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 1 dia

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 1 dia

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 2 dias

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 2 dias

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 2 dias

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 2 dias

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 2 dias

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 2 dias

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 2 dias

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 2 dias

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.