A insónia afeta o desempenho normal e produz uma série de deficiências cognitivas e de memória , além de problemas de ansiedade e depressão, hipertensão, diabetes e até obesidade, entre outros.
Segundo os especialistas, o estilo de vida atual e o envelhecimento da população também fazem da insónia um distúrbio cada vez mais comum.
Muitos procuram o apoio dos médicos para ajudar a resolver o problema, mas em complemento são cada vez mais as pessoas que recorrem às infusões e chás. Estas bebidas estão a ganhar popularidade juntos daqueles que desejam dormir melhor.
Um desses remédios é o chá de valeriana. Vários estudos garantem que o consumo de valeriana ajuda a reduzir o tempo que uma pessoa leva para adormecer e também ajuda a dormir melhor. A valeriana caracteriza-se pelas suas propriedades sedativas, ansiolíticas e relaxantes.
Outro benefício é precisamente essa ação relaxante, que também ajuda a aliviar a tensão muscular. De referir que este chá também é indicado para pessoas com angústia ou ansiedade.
Uma das vantagens da valeriana é que não gera vício nem dependência, por isso é uma opção muito eficaz, mas também segura, para adormecer.
Preparar uma infusão de valeriana é muito simples: basta encher uma cafeteira com água e adicionar a raiz da planta. A seguir deve-se levar a fogo médio-baixo e deixar ferver durante apenas 10 minutos.
Passado esse tempo, basta baixar o fogo no mínimo e ferver durante mais meia hora ou, até que a água reduza para metade. Depois basta coar e beber. Pode adoçar ou adicionar mel.