Páscoa. 5 tradições estrangeiras (e curiosas) que vai gostar de conhecer

Alguns povos e países celebram esta época de uma forma bem diferente.

A Páscoa é muito mais de uma época do ano em podemos comer chocolates e pintar ovos. É um importante feriado religioso que, como tal, pressupõe uma série de tradições e costumes associados.

No entanto, ao longo dos anos, muitas destas práticas foram adaptadas e reinterpretadas. O objetivo é garantir que mais pessoas possam celebrar esta época do ano, mesmo que não sejam religiosas ou não acreditem no coelhinho da Páscoa.

Recentemente o portal EF, recolheu um conjunto de tradições curiosas e divertidas seguidas por alguns países estrangeiros.

 

  1. Mistérios criminais

Os noruegueses têm uma tradição chamada “Paskekrimmen” que consiste na leitura, visualização e escuta de histórias criminais e thrillers durante a Páscoa. Durante este período são lançadas inúmeras séries e publicações dedicadas a este tipo de conteúdo sinistros. Até as marcas de leite chegam a imprimir este tipo de histórias nos seus rótulos!

 

  1. Lutas de água

Para os polacos poucas coisas simbolizam mais o período de Páscoa do que uma boa luta de água – ou Smigus Dyngus, como chamam a esta tradição. Na prática consiste em atirar água uns aos outros na segunda-feira de Páscoa. Antigamente eram habitualmente os homens que corriam atrás das mulheres para as encharcar, mas hoje todos participam nesta festa.

 

  1. Atirar vasos de cerâmica

Todos os viajantes que vão visitar a ilha grega de Corfu devem ter cuidado no sábado que antecede o Domingo de Páscoa. Basicamente às 11h da manhã os residentes seguem a tradição de atirar para a rua vasos de cerâmica. Esta tradição data do séc. XVI e simbolizava a libertação de pertences inúteis e uma renovação do espírito.

 

  1. Papagaios de vento

Nas Bermudas brincar com os papagaios de papel é o passatempo oficial durante a Páscoa. Todos os anos muitas pessoas constroem os seus próprios papagaios, escolhem cores, tecidos e materiais. Depois na Sexta-Feira Santa reúnem-se para fazer voar estas bonitas construções.

 

  1. Halloweening

Os suecos e alguns dos restantes povos escandinavos celebram o Halloween na primavera. Na quinta-feira que antecede a Páscoa as crianças mascaram-se e vão pedir doces aos vizinhos. Em troca dos doces os miúdos habitualmente oferecem desenhos ou ramos de salgueiro. Segundo reza a lenda as bruxas visitavam a ilha de Blakulla na Suécia antes da Páscoa para festejar com o Diabo. De forma a garantir que as bruxas não regressam, os suecos acendem fogueiras no Domingo de Páscoa.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...