O mundo é um lugar confuso e frequentemente assustador, e o que é necessário agora, mais do que nunca, são certezas estáveis e garantias de ferro fundido a que possamos recorrer em tempos turbulentos, refere a Euronews
«Portanto, não precisávamos disto», é dito.
«Em honra do 50º aniversário da Hello Kitty – que ocorre oficialmente no dia 1 de novembro – a Sanrio, a principal empresa da personagem, lançou uma bomba que está a deixar toda a gente de boca aberta», avança a noticia.
A popular personagem de desenhos animados, criada por Yuko Shimizu, aparentemente não é um gato, é ali revalado.
“Hello Kitty não é um gato”, afirmou Jill Koch, vice-presidente sénior de marketing e gestão de marcas da Sanrio, no Today Show da NBC.
Mas, calma. Se ela não é um gato, então o que é?, questiona
“Na verdade, ela é uma menina nascida e criada nos subúrbios de Londres”, continuou Koch citada pela Euronews. “Tem uma mãe e um pai e uma irmã gémea, Mimmy, que é também a sua melhor amiga”.
«Bigodes, orelhas de gato, e chama-se “Kitty”… Mas não é um gato», para espanto de todos avança ainda a publicação.
A Hello Kitty – que na verdade se chama Kitty White – pesa “três maçãs e tem cinco maçãs de altura”, tem o seu próprio gato chamado Charmmy Kitty, um namorado chamado Daniel e centenas de amigos, sublinha a Euronews.
“A sua mensagem principal é a amizade, a bondade e a inclusão e parte do que a ajudou a transcender fronteiras, línguas e culturas é o facto de ser compreensível para todos”, segundo Koch,citada na mesma noticia.
«Criada por Yuko Shimizu, funcionária da Sanrio, em 1974, a Hello Kitty apareceu pela primeira vez num porta-moedas para crianças. Nas décadas seguintes, a personagem tornou-se uma das mais reconhecidas da cultura pop, com brinquedos, desenhos animados e vestuário que geraram mais de 80 mil milhões de dólares até à data para a Sanrio – e até inspiraram uma canção controversa de Avril Lavigne. As vendas anuais a retalho atingiram 5 mil milhões de dólares no ano passado», avança a mesma publicação.
Os fãs não estão a acreditar. Um deles escreveu no X: “É uma gata e nada me fará mudar de ideias”, ao que outro respondeu: “Pela minha sanidade mental e infância, mantenho-me fiel a isso”, refere a noticia.
Christine R. Yano, uma antropóloga da Universidade do Havai, passou anos a estudar a Hello Kitty, e até escreveu o livro “Pink Globalization: Hello Kitty’s Trek Across The Pacific”, publicado pela Duke University Press no ano passado. De acordo com o Los Angeles Times, o estudioso da Kitty descobriu o facto de a Hello Kitty ter sido, de facto, uma menina há dez anos, refere a Euronews.
“Ela nunca é retratada de quatro. Anda e senta-se como uma criatura de duas pernas”, é dito
»Também teve conhecimento de outros factos pouco conhecidos, incluindo o facto de ser do signo Escorpião, com uma queda para a tarte de maçã».
«Yano acrescentou que as características ilegíveis de Kitty (a ausência de uma boca, para começar) ajudaram a cultivar os seguidores da personagem».
“A Hello Kitty funciona e tem sucesso, em parte, devido ao facto de o seu design ser pouco nítido”, afirmou Yano. “As pessoas vêem a possibilidade de uma série de expressões. Podemos dar-lhe uma guitarra, podemos pô-la em palco, podemos retratá-la como ela é. Essa simplicidade dá-lhe um atrativo especial. Essa simplicidade dá-lhe um apelo a tantos tipos de pessoas”; conclui a noticia.