<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

É homem e tem mais de 50 anos? Estes são os 10 sintomas que não deve ignorar

26 Maio 2023
Forever Young

A partir da meia-idade torna-se fundamental estar atento a alguns sinais mais preocupantes.

Apesar de, neste momento, muitas pessoas estarem a evitar ir tanto aos hospitais ou a consultas médicas como forma de se protegerem do coronavírus a verdade é que já anteriormente existia quem adiasse em demasia certos exames e consultas.

Sobretudo os homens parecem ter tendência a desvalorizar certos sintomas. De acordo como um estudo da Cleveland Clínica mais de 40% dos homens não marca consultas check-up anuais. A partir dos 50 anos este comportamento algo irresponsável representa um risco ainda maior.

 

Sendo certo que alguns sintomas de saúde são mais óbvios e facilitam a decisão de ter que ir mesmo a um médico, a verdade é que muitos outros são mais discretos e dissimulados. Assim torna-se fundamental a ida a estas consultas anuais como forma de “despistar” qualquer possível problema.

Eis alguns dos sintomas “menores” que não deve nunca ignorar, sobretudo depois dos 50 anos.

 

  1. Articulações inchadas ou “presas”

Certo, é possível que o seu joelho esteja um pouco mais inchado devido ao esforço extra que fez no ginásio ou a cuidar do jardim. No entanto, de acordo com o especialista médico Adam Kreitenberg, este sintoma não deve ser ignorado. Um inchaço nas articulações do seu corpo pode ser um sinal claro de um estado de saúde em declínio. Pode representar o começo de uma doença degenerativa, como a artrite, osteoartrite ou artrite reumatoide. Assim como desequilíbrio preocupante do sistema imunitário.

  1. Flutuações de peso corporal

Manter um peso ideal é fundamental para assegurar que diminui o risco de aparecimento de certas doenças. Sendo certo que é comum ganhar algum peso ao atingir a meia-idade é fundamental que não aumente muito. O excesso de gordura contribui para o aparecimento de diversas doenças cardíacas e diabetes. Por outro lado, se perder de forma súbita bastante peso e não consiga encontrar justificação, então isso pode ser um sinal de uma enorme variedade de problemas sérios, como cancro ou doenças no fígado.

  1. Desconforto no peito sempre que faz uma atividade física

Se sente com frequência algum desconforto no peito sempre que faz exercício físico, isso pode ser um sinal claro de que o seu coração não está tão saudável como deveria. Caso este sintoma apareça apenas nestes momentos de moderada intensidade e desapareça mal descansa um pouco, podemos estar perante uma angina que esteja a estreitar uma qualquer importante artéria. É fundamental que consulte o seu médico.

  1. Comichão na pele

Ter a pele seca e irritada nem sempre é um sinal de que precisa de aplicar mais creme hidratante. Alguns problemas de fígado podem causar este tipo de sintomas. Uma comichão frequente na pele pode ser um sintoma de cirrose, por exemplo.

  1. Disfunção eréctil

Tente não se deixar afetar psicologicamente por esta situação. Em alternativa procure sim consultar um médico especialista que o possa ajudar. Até porque a disfunção eréctil pode ser indicativa de um qualquer problema no coração ou na circulação sanguínea. Lembre-se também que o excesso de gordura e de colesterol podem estreitar os seus vasos sanguíneos e limitar a quantidade de sangue que chega a certas áreas do seu corpo.

  1. Falta de apetite

Se antigamente era capaz de comer uma refeição bem recheada e ainda pedir um pouco mais, mas agora mal consegue terminar o seu prato então isso pode ser um sinal preocupante. Uma saciedade precoce pode ser um sinal inicial de úlceras no estômago ou cancro no pâncreas.

  1. Descoloração da pele

O escurecer de certas áreas da pele pode ser um sinal de doença de Addison. Este distúrbio caracteriza-se por uma insuficiente produção de cortisol e aldosterona. Os sintomas vão evoluindo com o tempo e poderão incluir fatiga extrema, perda de peso, menor apetite. É assim fundamental que seja feito um diagnostico cedo, de forma a reduzir os impactos mais negativos da doença.

  1. Sede constante

Se bebe bastante água durante o dia, mas mesmo assim parece continuar sempre com sede, então saiba que este pode representar um sinal de diabetes. Quando existe glucose em excesso, os rins “eliminam” este excedente através da urina. Pelo caminho, os fluidos de muitos tecidos são igualmente excretados, resultando numa maior desidratação.

  1. Idas frequentes à casa-de-banho durante a noite

Este pode ser um sinal de cancro na próstata. Se para além destas idas mais frequentes à casa-de-banho durante a noite registar igualmente que o seu fluxo de urina está mais fraco ou lento, então deverá consultar o seu médico. Pode até ser um outro problema mais benigno, no entanto é fundamental que seja diagnosticado rapidamente por um especialista.

  1. Alterações repentinas na visão

Alterações na vista – tais como “dupla visão”, visão desfocada ou perda de capacidade visual – são habitualmente sinais de um AVC. Não deve assim ignorar estes sintomas. Quanto maior for o período sem oxigênio, menor serão as chances de sobrevivência ou recuperação. Caso registe algumas desta mudanças repentinas de visão alerte os serviços de emergência médica.

 

 

 

Mais Recentes

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 10 horas

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 12 horas

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 13 horas

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 13 horas

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 13 horas

Cafeína pode ajudar a retroceder o envelhecimento celular, revela estudo

há 14 horas

Estes alimentos estão a tornar o seu metabolismo mais lento (e nem imagina)

há 14 horas

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 16 horas

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 17 horas

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 17 horas

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 18 horas

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 19 horas

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 19 horas

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 20 horas

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 20 horas

Investigadores canadianos associam pesadelos à intolerância à lactose

há 20 horas

Estudo: células cerebrais descobrem “armazém secreto” de açúcar que protege contra o Alzheimer

há 20 horas

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 1 dia

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 1 dia

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.