Falam sobre eles mesmos quase exclusivamente
Estão muito conscientes da aparência física, riqueza, talentos e realizações, pelo que esperam receber toda a atenção quando falam sobre esses atributos pessoais.
Têm fantasias de grandeza
Tendem a criar fantasias elaboradas sobre o sucesso, poder, brilhantismo, beleza ou o parceiro perfeito. Por criarem essas ilusões, sentem que devem ter o melhor de tudo: casas, carros e roupas ou outras coisas que afirmem o status.
Exigem elogios constantes
Apesar de soarem externamente confiantes, costumam ser muito vulneráveis e inseguros. A autoestima é sempre muito frágil. Por causa da “fachada”, esperam ser reconhecidos como superiores, mesmo que não exista nada que justifique os elogios. Quaisquer comentários que destaquem as suas inseguranças ou falhas podem ser recebidos com uma explosão de raiva.
Mostram um senso de direito
Pensam que os outros lhes devem fazer favores especiais e devem atender imediatamente os seus pedidos, tudo sem questionar. Se tal tratamento não for dado pode mostrar-se impaciente ou com raiva. No melhor dos casos, vão dar o tratamento silencioso passivo-agressivo às pessoas.
Têm inveja
Por causa da baixa autoestima e da necessidade de parecer superior aos outros, os narcisistas veem as pessoas que têm coisas que lhes faltam – como itens tangíveis, status ou admiração – como ameaças.