Tyka Nelson dedicou-se a manter vivo o legado do icónico artista. Na verdade, ela foi uma das herdeiras da fortuna de Prince apósa sua morte em 2016 . Uma herança milionária que regressa após a morte da irmã, aos 64 anos. Foi na última segunda-feira que a família de Tyka Nelson anunciou a sua morte, embora os motivos ainda não tenham sido revelados . Ela tinha planeado dar um último concerto de despedida em junho, mas adoeceu e não pôde fazê-lo. Deixa dois filhos e outros cinco irmãos que se despediram dela em particular e pediram que, em vez de flores, “cuidassem uns dos outros”.
Quando Prince morreu sem testamento, os juízes tiveram que decidir o que fazer com o património milionário, avaliado em mais de US$ 156 milhões, distribuídos entre contas correntes, imóveis , os direitos de suas músicas e gravações inéditas. Tyka foi declarada, juntamente com os outros cinco irmãos (alguns por parte de pai, outros por parte de mãe), um dos herdeiros legais.
A batalha judicial para determinar como seria distribuída terminou em 2022, seis anos após a morte do cantor e quando dois de seus irmãos já haviam morrido . Finalmente, os juízes decidiram distribuir a fortuna igualmente entre os dois lados. Por um lado, aquela formada pela própria Tyka e dois dos seus irmãos, que seis meses antes haviam chegado a um acordo para vender a parte correspondente do património à empresa independente de música e gestão de talentos Primary Wave . Do outro lado, os três irmãos mais velhos do cantor, que preferiram preservar o legado e não vendê-lo.
São os filhos de Tyka que recebem a sua herança e que, em última análise, também beneficiam da fortuna que o seu tio conseguiu acumular ao longo da sua carreira .