Para quem planeia viajar com o animal de estimação, conhecer as companhias aéreas mais amigáveis para os pets é o primeiro passo antes de comprar os voos. Em levantamento da AirAdvisor, startup especializada em compensação de passageiros aéreos, a TAP Air Portugal foi eleita como a melhor companhia aérea da Europa para quem viaja com animais de estimação.
A companhia aérea portuguesa oferece as opções de transporte para os animais na cabine ou no porão, dependendo da espécie, tamanho e idade. Cada passageiro pode levar até cinco animais de estimação e ainda há o programa Miles&Go Pets, que permite ao cliente reservar o transporte com milhas ou se preferir pagar com dinheiro acumulará milhas com a compra.
De acordo com o CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, o ranking desta categoria levou em consideração se é possível levar o seu animal de estimação na cabine durante o voo ou na sala lounge da companhia aérea e se é possível transportar o animal de estimação como carga, caso ele seja demasiado grande. A companhia aérea que permite cada um destes fatores, recebeu a pontuação máxima.
Entre as cinco companhias aéreas mais amigáveis para animais de estimação na Europa, figuram também a Aegean Airlines, Lufthansa, KLM e SAS. A companhia grega Aegean Airlines permite viagens na cabine, no porão ou transferência como carga e cada passageiro pode levar apenas um animal na cabine e, caso a pessoa esteja com um bebê, não é permitida a presença de um animal a acompanhar.
A Lufthansa, da Alemanha, possibilita que cães e gatos de pequeno porte acompanhem os donos como bagagem de mão na cabine, enquanto animais maiores são acomodados no porão. Além disso, os pets podem ser recebidos nos lounges da companhia. Na KLM, dos Países Baixos, o transporte de animais depende do porte, podendo ser feito na cabine ou no porão.
Já na SAS (Scandinavian Airlines System), operada por Suécia, Noruega e Dinamarca, as condições de transporte variam conforme a raça, tamanho, peso e idade dos animais. Eles podem viajar como bagagem de mão na cabine, como excesso de bagagem no porão ou ser despachados como carga. A SAS exige reservas antecipadas para pets, já que o número de animais permitidos por voo é limitado.
O CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, afirma que o passageiro também precisa verificar os requisitos sanitários e documentação obrigatória exigidos, que variam consoante a origem e destino do voo, para evitar surpresas de última hora e ter uma experiência de viagem positiva na Europa com o seu animal de estimação.