Partilhar

E se fosse consigo? Mulher usou pedra avaliada em 1 milhão de euros durante 10 anos como batente de porta

A Roménia é um dos principais países com depósitos significativos de âmbar, com o condado de Buzau a ser uma das áreas mais ricas dessa pedra semipreciosa.

31 Outubro 2024
Forever Young

Uma das maiores pepitas de âmbar conhecidas no mundo, avaliada em um milhão de euros, foi descoberta na casa de uma idosa na Roménia, que durante décadas acreditou tratar-se apenas de uma pedra comum.

A peça, com 3,5 quilos, foi encontrada por ela no leito de um riacho na vila de Colti, localizada no sudeste do país. A idosa utilizava o valioso âmbar como um simples batente de porta, sem que ninguém percebesse o seu verdadeiro valor, nem mesmo ladrões que invadiram a sua casa, conforme confirmado por Daniel Costache, diretor do Museu de Buzau, onde o objeto está atualmente exposto, conta o ‘El País’.

Membros da família da idosa relataram que, num assalto à sua casa, apenas algumas joias de ouro foram roubadas, enquanto a pepita de âmbar passou despercebida pelos ladrões.

A descoberta do verdadeiro valor da pepita só ocorreu anos depois, quando um parente da idosa, que herdou o objeto após a morte dela, decidiu examiná-lo mais de perto. Ele suspeitou que a “pedra” pudesse ser uma peça semipreciosa e vendeu-a ao Estado romeno. Após a aquisição, o âmbar foi rapidamente classificado como um tesouro nacional.

As autoridades romenas enviaram a pepita ao Museu de História de Cracóvia, na Polónia, para avaliação. Os especialistas confirmaram a autenticidade do âmbar e estimaram a sua idade entre 38,5 e 70 milhões de anos.

A Roménia é um dos principais países com depósitos significativos de âmbar, com o condado de Buzau a ser uma das áreas mais ricas dessa pedra semipreciosa. Algumas dessas pedras contêm restos fósseis de aracnídeos, besouros, crustáceos, entre outros, tornando-as ainda mais valiosas.

Além disso, a área abriga a antiga mina de âmbar Stramba, uma das mais produtivas da primeira metade do século XX, mas que foi desativada pelo regime comunista por não ser considerada lucrativa.

 

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 14 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 15 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 15 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 15 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 16 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 16 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 17 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 17 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 17 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 18 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 18 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 18 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 18 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 20 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 20 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 21 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 21 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 22 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 22 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.