Ela não é apenas um ícone da comunicação, ela é uma das maiores marcas de todos os tempos. Oprah Winfrey tem visto a sua influência aumentar exponencialmente desde que se focou em ter sucesso no anos 1970.
A Forbes juntou conselhos que revelam uma sabedoria sólida que os empreendedores devem ouvir.
1. Saiba quem você é
Assim você realmente entender quem você é e qual é o seu propósito, todo o resto resulta. A paixão leva a um objectivo. Então, a motivação vem facilmente e é fácil resistir à procrastinação. Descubra quem você quer ser no mundo. Para Oprah, não se trata de ter sucesso ou deixar um legado. É cumprir a expressão mais elevada e verdadeira de si mesmo como ser humano.
Isso ultrapassa o dinheiro, a fama e os elogios. Quem é você? O que você faria se fosse a última pessoa na Terra, e qual é o seu dom único que ainda não foi realizado? A própria Oprah já disse: “Paixão é energia. Sinta o poder que vem de se concentrar no que o deixa feliz”.
2. Faça da excelência a sua marca
Em cada situação, cada conversa e cada encruzilhada, Oprah escolhe sempre a excelência. Ela prefere fazer a coisa certa quando não é a opção mais fácil. O seu nome tornou-se sinónimo de excelência e construção de uma comunidade, abrindo portas difíceis.
Oprah diz que “dar o melhor de si neste momento, coloca-o no melhor lugar no próximo momento”. Deixe que cada minuto e cada palavra que você diga o prepare melhor para a próxima conversa ou encontro. Comprometa-se com a excelência e nunca vacile. Observe tudo e melhore constantemente.
3. Quando não há luta, não há força
Oprah disse: “Transforme as suas feridas em sabedoria”. Aprenda como superar adversidades, passar por obstáculos e prosperar numa crise. Ela passou por momentos difíceis e deu a volta por cima; superando as expectativas, estabelecendo novos recordes e tornando-se numa benfeitora para os outros. Se é possível para ela, é possível para si.
Que obstáculos você é grato por ter superado? Que batalhas fazem parte da construção de quem você é e quais infortúnios o ensinaram a trabalhar mais e nunca aceitar um “não” como resposta final? Sem treino não podemos ter músculos. A fonte de sua força vem das montanhas que você escalou, então, fique grato na próxima vez em que uma aparecer.
4. Existe um preço que vem com o sucesso
Com poder vem a responsabilidade. E responsabilidade traz críticas. Oprah diz que “nem sempre as pessoas vão gostar de si”, isso porque o seu sucesso pode espelhar algo que essas pessoas não reconhecem em si mesmas. Ter a ousadia de seguir os seus sonhos e as circunstâncias favoráveis para ter sucesso traz amigos e fãs, mas também traz inimigos e inveja. Faça a sua escolha.
5. Serviço + significância = sucesso
Num discurso de formatura em 2019, Oprah citou Martin Luther King ao dizer: “Nem todos podem ser famoso, mas todos podem ser excelentes porque a grandeza é determinada pelo seu serviço”. Serviço sem significância é sinónimo de agregar valor não relevante. Isso significa fornecer uma solução para algo que não precisa de uma. Uma mão amiga não necessária. Oprah acredita que “a melhor maneira de ter sucesso é descobrir o que você ama e, em seguida, encontrar uma maneira de oferecer isso aos outros como uma forma de serviço”.
Serviço com significância e intenção quer dizer que as suas ações e as suas palavras encontram as pessoas certas no momento em que elas precisam ouvi-las.
(artigo originalmente publicado no site Human Resources Portugal)