Eis o que deve (e não deve) fazer quando discorda de alguém

Estas são as estratégias que deve seguir para conseguir discutir de forma saudável.

Falar com alguém que tem uma perspetiva completamente diferente da nossa pode ser um verdadeiro desafio. É algo que nos deixa desconfortáveis e que muitas vezes procuramos evitar. A tensão pode aumentar rapidamente e o confronto parece-nos muitas vezes inevitável.

Atualmente – muito por culpa das redes sociais – parece existir uma maior incapacidade de gerar uma conversa saudável que envolva diferentes pontos de vista. Isto é algo verdadeiramente perigoso pois “alimenta” uma sociedade realmente polarizada e ignorante.

 

Todos devemos ser capazes de discutir de forma cordial com outra pessoa. Debater opiniões de forma respeitosa, sem nos sentirmos atacados e ofendidos. Eis algumas das estratégias, recomendadas por especialistas, que podem ajudar.

 

  1. Deve fazer: validar a outra pessoa

Antes de dizer seja o que for procure garantir que reforça a ligação com a outra pessoa. Procure comunicar o seu interesse pelo bem-estar do outro. Reforce que se preocupa e que deseja o melhor, antes de expressar as suas opiniões.

 

  1. Não deve: deixar que a sua frustração o domine

É difícil mantermo-nos calmos quando alguém diz algo do qual discordamos por completo. Pode ser muito tentador “explodir” e manifestar toda a sua insatisfação. Ninguém consegue comunicar eficazmente gritando ou ofendendo. Para conseguirmos debater de forma saudável devemos ser capazes de permanecer serenos. Respire.

 

  1. Deve fazer: assinalar alguns dos seus medos e receios

Todos os conflitos têm a sua “raiz” em algum tipo de medo. Para conseguirmos estabelecer ligações emocionais fortes numa conversa, teremos que ser capazes de compreender aquilo que temos em comum. Identificar os nossos medos é algo universal que gera empatia.

 

  1. Não deve: assumir o pior

A grande maioria das pessoas deseja ser o melhor que conseguir. Queremos garantir um futuro melhor para nós e para os outros. Todavia discordamos em relação à melhor forma para lá chegar. Posto isto, é importante relembrar que – apesar de todas as suas opiniões ofensivas ou injustas – as outras pessoas apenas desejam uma melhor realidade. Assuma boas intenções, até que lhe provem o contrário.

 

  1. Deve fazer: partilhar as suas fontes de informação

Este é um elemento crucial. As nossas ideias e opiniões baseiam-se em “factos” que observamos ou lemos. No entanto é essencial entender a origem desse conteúdo informativo. Quando partilhamos com a outra pessoa a fonte exata que explica a nossa perspetiva, estamos a facilitar a comunicação e o entendimento. Sendo certo que pode depois existir um debate relativo à validade de algumas destas fontes de informação.

 

  1. Não deve: ser condescendente

Ninguém aprecia alguém que acredita e assume saber tudo. Mesmo que tenha um maior conhecimento sobre um determinando assunto não deve ignorar por completo a visão da outra pessoa. Ao assumir que uma outra pessoa é ignorante e estúpida estará a invalidar a possibilidade de se estabelecer um debate saudável e enriquecedor.

 

  1. Deve fazer: explicar que compreende mesmo quando não concorda

Esta é uma dica fundamental. Quando alguém sente que não está a ser ouvido ou que as suas palavras não estão a ser assimiladas, isso pode gerar um enorme ressentimento. Para assegurar uma boa conversa terá que garantir que ouve e que a outra pessoa entende esse seu esforço. Mesmo que não concorde com o que está a ser dito, procure sempre reforçar que está a ouvir e que compreende essa opinião. Apenas depois deve explicar porque não concorda.

 

 

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