A obra, localizada na sala principal, é inspirada nos Quatro Elementos primordiais da natureza: Fogo, Terra, Água e Ar, também eles presentes na cozinha do Chef Joachim Koeper, que assinala este ano 20 anos com uma Estrela Michelin, um record nos restaurantes estrelados de Lisboa.
Criada pela dupla de artistas “Oficina Marques”, esta peça única é uma adição perfeita ao ambiente cosmopolita e elegante do restaurante Eleven, cujo edifício de inspiração modernista preserva no seu interior a tradição arquitetónica e de elementos artísticos do Parque Eduardo VII.
“O tema surgiu de forma natural após a nossa visita ao restaurante, desde os quatro elementos naturais presentes na arquitetura do edifício, na envolvência do jardim até à própria culinária, onde os mesmos estão presentes.”, referem os artistas.
Os elementos naturais são representados por figuras antropomórficas de desenho orgânico, combinadas com padrões e relevos de madeira, que se encaixam de forma a produzir uma imagem coesa.
Com uma representação vívida e cativante dos 4 elementos, a peça não só enriquece visualmente o espaço, como também complementa de forma perfeita a experiência gastronómica distinta do Eleven, cujos destaques vão para os produtos do mar e os frescos da época, muitos deles provenientes da quinta de produção biológica na Ericeira.
“A colaboração entre o restaurante Eleven e a Oficina Marques representa um encontro de mentes criativas comprometidas com a excelência e a inovação. Ao unir a arte visual e a gastronomia esta parceria submerge os clientes numa verdadeira experiência artística, onde cada detalhe é cuidadosamente considerado para criar uma harmonia perfeita entre o olhar e o paladar” refere Miguel Júdice, Administrador do Restaurante Eleven.