Beber um copo de vinho antes, durante ou após o jantar pode proporcionar uma sensação de bem-estar.
Por esse motivo e por conter uma quantidade tolerável de calorias, o seu consumo moderado pode ser indicado pela maioria dos nutricionistas, sem prejudicar no processo de emagrecimento.
Agora, se o vinho emagrece ou engorda, essa é outra história.
Devido à sua composição, o vinho apresenta benefícios significativos para o corpo humano, afinal de contas, possui uma quantia significativa de antioxidantes que potencializam a saúde cardiovascular e ajudam no controle do colesterol ruim.
No entanto, seus benefícios apenas serão alcançados se alguns fatores forem observados:
A quantidade de vinho ingerida.
O tipo de vinho ingerido.
O ideal é que a quantia consumida não ultrapasse um copo por dia para as mulheres e dois para os homens. Em relação às calorias do vinho, a média fica entre 80 e 120 calorias por 150 ml. Sendo o vinho tinto mais calórico quando comparado com o vinho branco, por exemplo.
Beber vinho ajuda a emagrecer?
Não, necessariamente. Dependendo da quantidade ingerida, a bebida pode engordar. Agora, o simples ato de beber vinho, isoladamente, não fará com que você perca peso.
O processo de digestão do álcool, ao contrário dos alimentos termogénicos, não exige do corpo uma queima considerável de calorias e, portanto, não possui o poder de emagrecê-lo.