Partilhar

Em tempos difíceis como os que vivemos, de que forma podemos alcançar a felicidade?

A felicidade nem sempre parece estar ao nosso alcance.

19 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

É algo que todos desejamos “conquistar”, mas que raramente conseguimos sentir verdadeiramente. Muitas vezes acreditamos que se mudarmos de emprego, comprarmos uma casa, ganharmos mais dinheiro ou finalmente atingirmos a reforma nos iremos sentir mais felizes. Infelizmente mal obtemos estas coisas raramente esse sentimento de gratificação é duradouro.

No meio do nosso quotidiano pode ser difícil encontrar felicidade. Estamos tão ocupados com tarefas mundanas que acreditamos que apenas um objetivo futuro nos poderá fazer mais felizes. Estamos constantemente a adiar a nossa felicidade.

O problema é que o “amanhã” rapidamente se torna no “hoje”. Tudo está em constante mudança e facilmente podemos entrar num ciclo vicioso de sempre desejar aquilo que não temos. Apesar de todas as suas imperfeições, é fundamental que sejamos capazes de encontrar a felicidade no momento presente.

É certo que não devemos deixar de sonhar; mas isso não nos pode nunca impedir de usufruir da alegria em nosso redor. Queremos viver nas experiências e não na expectativa que criámos delas.

Felizmente é possível seguir algumas estratégias que nos aproximem deste objetivo, segundo explica o autor e consultor emocional Rob Kendall.

Apreciar o presente

Quanto mais a nossa mente vaguear para um momento fora do presente, mais suscetíveis estaremos a sofrer as consequências negativas do stress, ansiedade e depressão. Mesmo quando passamos muito tempo a refletir sobre pensamentos agradáveis ou memórias felizes, o mais provável é acabarmos por não conseguirmos “transportar” essa felicidade para o presente. Este controlo mental exige disciplina. Obriga-nos a recuperar a nossa atenção sempre que ela fuja do momento atual.

Vá até à natureza ou traga-a para casa

Os estudos têm vindo a confirmar a ideia de que as pessoas se sentem substancialmente mais felizes quando se encontram no exterior, junto da natureza. A exposição solar e a existência de fauna/flora parecem gerar um ambiente que favorece uma mente mais presente e atenta a beleza dos momentos. Este tipo de benefício é possível ser obtido mesmo para quem tem pouco acesso ao campo ou à natureza. Um estudo recente mediu a forma como uma exposição virtual (através de dispositivos de realidade virtual) foi capaz de afetar positivamente os níveis de stress e atenção dos participantes. Estes tipos de ambientes simulados demonstraram ser capazes de gerar efeitos idênticos aos obtidos através de uma experiência real junto a uma floresta ou montanha.

Aprecie verdadeiramente aquilo que tem

Aprender a estimular e fortalecer o nosso sentimento de gratidão é algo determinante para os nossos níveis de felicidade. Mesmo para quem vive experiências mais negativas, é possível conseguir concentrar a nossa energia e atenção nas pequenas coisas que nos trazem felicidade. “Saborear” adequadamente aquilo que temos e que vamos conquistando é um exercício por vezes difícil, mas essencial. É algo que nos ajudará sempre a combater o nosso descontentamento e frustração, muitas vezes provocado por comparações sociais que fragilizam o nosso bem-estar.

Encontre formas pequenas de desenvolver e manter conexões

Um dos estudos mais longos sobre o bem-estar físico e mental tem sido conduzido há mais de 80 anos. O Harvard Study of Development teve iniciou em 1938 e começou por acompanhar a vida de mais de 724 homens, tendo subsequentemente incluindo as gerações futuras e familiares. Uma das conclusões mais evidentes é que as conexões sociais próximas têm um papel muito mais determinante no nível de felicidade do que o dinheiro ou a fama, por exemplo. É bastante fácil ficarmos isolados e excessivamente concentrados no nosso emprego. É determinante cuidar de um equilíbrio que nos permita desenvolver as nossas amizades e relações pessoais.

Cuide da sua recuperação diária

É fundamental que seja capaz de privilegiar as pequenas coisas que trazem alegria ao seu dia. As nossas obrigações diárias e o nosso quotidiano caótico marcado pelo stress acabam facilmente por ao longo do tempo um sentimento de exaustão que pode ter consequências dramáticas para o nosso bem-estar. Tal como os atletas de alta competição, é muito importante que seja capaz de respeitar os momentos de descanso e recuperação (sobretudo emocional). Isto é alcançado através do cumprir de momentos de relaxamento que consigam aliviar a pressão e concentrar a nossa atenção em experiências prazerosas/alegres.

Mais Recentes

Novo champô do Lidl só dura até ao fim do stock e custa 1,39 euros: diz quem experimentou que é «mágico»

há 2 horas

O que fazer se aparecer um rato no avião onde está a viajar (além de correr para a saída de emergência mais próxima!)

há 3 horas

Óbito: Morreu o major-general do Exército Luís Sequeira, capitão de Abril

há 4 horas

Zoo Santo Inácio acolhe 3ª edição das Luzes Selvagens com mais de 600 figuras iluminadas

há 5 horas

Óbito: Morreu Fernando Magalhães Crespo, Presidente Emérito do Grupo Renascença Multimédia

há 5 horas

Subsídio de apoio ao cuidador informal aumenta a partir de janeiro: saiba quanto

há 6 horas

Este é o cancro silencioso e agressivo que tem vindo a aumentar nas mulheres com menos de 55 anos

há 6 horas

Cancro oral: estes são os primeiros sinais de alerta

há 7 horas

Companhia aérea anuncia venda relâmpago de 48 horas com 15% de desconto: a não perder

há 7 horas

O espírito natalício já chegou e está por todo o lado: nós fomos encontrá-lo aqui

há 7 horas

Descontos de 30% é a proposta para fazer uma massagem e tratar do seu corpo: mas atenção, há um prazo para usufruir

há 8 horas

O que é que a Fórmula 1 tem que ver com o chocolate? De acordo com esta marca, muito

há 8 horas

Mercadona lança nova coleção de maquilhagem para competir com marcas de luxo: custa desde 3,75 euros

há 8 horas

Nem chocolate nem maquilhagem: o calendário do advento mais original está no Lidl e custa apenas 12 euros

há 9 horas

Dia Mundial da Pneumonia: «A prevenção da doença é fundamental», Henrique Queiroga, pneumologista

há 9 horas

“Embaixador de excelência”: será que é desta que Cristiano Ronaldo encosta as chuteiras para ser diplomata?

há 10 horas

Óbito: Morreu Lui Che Woo, fundador da Galaxy, operadora de jogo em Macau

há 10 horas

Quase um quarto dos profissionais de emergência médica têm ‘stress’ pós-traumático

há 10 horas

A pensar no jantar? Que tal este hambúrguer estrela que vende quase 200 unidades por dia…

há 1 dia

Este é o Melhor dos Melhores do 13.º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.